Seminário Ricardo Jorge “The genetic traceability of viral pathogens”

imagem do post do Seminário Ricardo Jorge “The genetic traceability of viral pathogens”

08-11-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) promove, dia 14 de novembro, pelas 10:30, no seu auditório, em Lisboa, um seminário intitulado “The genetic traceability of viral pathogens”. Na ocasião será apresentado o trabalho desenvolvido por Nídia Trovão, investigadora na Divisão de Epidemiologia Internacional e Estudos da População do Fogarty International Center (National Institutes of Health, USA), no estudo da filodinâmica de agentes virais e a análise da dinâmica de epidemias.

Nídia Trovão é especialista em estudos de filodinâmica de agentes virais, com integração de informação geográfica e de conectividade dos hospedeiros, tendo como finalidade a reconstrução da história ancestral do agente infecioso, testando hipóteses sobre os padrões espaço-temporais e fatores que moldam a dinâmica da epidemia. Estes estudos fornecem informação essencial para o controlo de doenças infeciosas emergentes.

O Seminário “The genetic traceability of viral pathogens” contará ainda com os comentários de Raquel Guiomar (Laboratório Nacional de Referência para Vírus da Gripe, Departamento Doenças Infeciosas, INSA), Ana Paula Rodrigues (Departamento de Epidemiologia, INSA) e Vítor Borges (Unidade de Bioinformática, Departamento Doenças Infeciosas, INSA). A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do seguinte formulário.

Os Seminários Ricardo Jorge têm como objetivo estimular a discussão sobre temas de interesse para as atividades do Instituto, para a ciência e para a saúde pública nacional e global. Promovidos pelo Conselho Científico do Instituto Ricardo Jorge, estes encontros pretendem ainda divulgar interna e externamente algum do trabalho desenvolvido, trazendo novas perspetivas, saberes e ideias que possam melhorar as atividades realizadas.