Nomeação do presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Cávado II – Gerês/Cabreira – ARS Norte


«Deliberação n.º 1182/2019

Sumário: Designação do presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Cávado II – Gerês/Cabreira.

Nos termos do previsto nos artigos 25.º e 29.º do Decreto-Lei n.º 28/2008, de 22 de fevereiro, na última redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 239/2015, de 14 de outubro e tendo em consideração a proposta do Diretor Executivo, Dr. Nuno Oliveira do ACES Cávado II – Gerês/Cabreira, por deliberação de 12 de setembro de 2019 do Conselho Diretivo da ARS do Norte, IP, foi designada a profissional abaixo identificada como Presidente do Conselho Clínico e de Saúde, pelo período de 3 anos, a produzir efeitos à data da deliberação, atendendo a que reúne as qualificações adequadas para o exercício das funções inerentes ao cargo, conforme nota curricular em anexo:

(ver documento original)

Nota Curricular

Rita de Fátima Mendes Pinheiro, nascida no Concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, em 13 de setembro de 1957. Residente no Concelho de Braga.

Licenciou-se em Medicina na Escola Médica do Rio de Janeiro da Universidade Gama Filho, em 10 de dezembro de 1983. Foi concedida equiparação da Licenciatura em Medicina, pela Faculdade de Medicina do Porto, em 13 de março de 1985. Está inscrita na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos desde 05 de maio de 1985, sendo portadora da cédula profissional n.º 29226, e está inscrita no Colégio de Especialidade de Medicina Geral e Familiar. Obteve o grau de Assistente da Carreira Médica de Clinica Geral em 30 de novembro de 1996, o grau de Consultor da Carreira Médica de Clínica Geral em 23 de abril de 2001 e o grau de Chefe de Serviço de Clínica Geral em 2010.

Exerceu funções como Clínica Geral no Centro de Saúde do Machico na Região Autónoma da Madeira de 1989 a 1990, no Centro de Saúde de Paredes de Coura de 1990 a 1999 e no Centro de Saúde de Ponte de Lima de 1999 a 2006.

Atualmente, integra a equipa da USF Pró-Saúde, no Centro de Saúde de Vila Verde que iniciou funções em 2009. Foi eleita para coordenadora da USF Pró-Saúde, desde a sua criação até a presente data. Exerceu funções como coordenadora do Atendimento Complementar do Centro de Saúde de Vila Verde de 2010 até 2014.

Exerceu funções como membro eleito, da equipa de avaliação de desempenho de trabalhadores médicos da carreira de Medicina Geral e Familiar no biénio 2013/2014. Exerceu funções como vogal do Conselho Coordenador de Avaliação do Aces Cávado II – Gerês/Cabreira de 2015 até à data da presente nomeação.

Foi tutora de alunos da Escola de Medicina da Universidade do Minho. Integrou vários júris de avaliação da área curricular “Residência em Centro de Saúde III”, do curso de Medicina com Mestrado Integrado da Escola de Medicina da Universidade do Minho.

Foi Orientadora de Formação Específica de Medicina Geral e Familiar desde janeiro de 2012, cargo que desempenhou até à data da presente nomeação. Integrou vários júris de avaliação de conhecimentos enquanto Orientadora de Formação Específica na Direção de Internato Elísio de Moura, desde 2012 a 2019. Obteve competências de foro clínico e de tutoria e avaliação de alunos e médicos internos com a realização do curso EURACT de nível 1, da European Academy of Teachers in General Practice/Family Medicine, e Metodologias de Avaliação e Metodologias de Investigação da Escola de Medicina da Universidade do Minho.

Na área da investigação em Cuidados de Saúde Primários, participou na rede de “Médicos Sentinela” de 12 de agosto de 1991 até 2006. Foi coautora de trabalhos e publicações e preletora em encontros científicos ao longo de toda a carreira de Medicina Geral e Familiar.

Participou em diversas ações de educação para a saúde dirigidas a alunos e encarregados de educação em Jardins Infantis, 1.º ciclo, e escolas secundárias, e dirigidas à população em geral através de rádio local, jornais locais e, desde 2016, através do Projeto de Intervenção na Comunidade, Mulheres sem Pausa.

Concluiu com aproveitamento o primeiro ano da estrutura curricular do Mestrado em Educação para a Saúde da Universidade do Minho, em 26 de outubro de 2006.

15/10/2019. – O Vogal do Conselho Diretivo, Dr. Ponciano Manuel Castanheira de Oliveira.»