Telessaúde | Plano Estratégico: SPMS apresenta 1.º Plano Estratégico Nacional, dia 12 de novembro

12/11/2019

A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, através do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), elaborou o Plano Estratégico Nacional para a Telessaúde (PENTS) para o período de 2019-2022.

Homologado pela Tutela, o plano tem como objetivo definir uma estratégia ampla para alavancar a telessaúde, sendo que Portugal é o quarto país do mundo com um plano estratégico nesta área.

A sessão de apresentação do PENTS decorre esta terça-feira, dia 12 de novembro, às 14h30 nas instalações da SPMS, em Lisboa, numa sessão que assinala, também, o 3º aniversário do CNTS.

Em 2018, foi realizada uma consulta pública que envolveu a sociedade civil nomeadamente cidadãos, profissionais, empresas e associações, bem como instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e entidades do Ministério da Saúde na estratégia da telessaúde para Portugal.

O eHealth, em particular a telessaúde, é reconhecido como uma oportunidade para responder aos desafios na promoção da saúde e na prestação de cuidados, sobretudo em sociedades cada vez mais envelhecidas. Permite ultrapassar barreiras geográficas e um acompanhamento mais continuado, facilitando a partilha de informação e melhor articulação de cuidados, resultando em ganhos de saúde, maior qualidade de vida e eficiência operacional.

Existem múltiplas iniciativas de prestação de cuidados assentes no conceito de telessaúde, desde teleconsultas, teletriagem, telemonitorização, telediagnóstico ou telerrastreio, sendo que, para se chegar mais longe e gerar ganhos em saúde, torna-se essencial traçar uma estratégia nacional.

O lançamento do PENTS representa a primeira iniciativa de «aquecimento» para o evento «Portugal eHealth Summit 2020», que se realizará de 18 a 21 de março de 2020.

Para saber mais, consulte:

SPMS > Notícias