Suporte Básico de Vida: Jovens participam em ação de mass training no Médio Tejo

13/11/2019

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) promoveu esta quarta-feira, dia 13 de novembro, uma ação de «mass training», formação em Suporte Básico de Vida para vários jovens do ensino secundário de Abrantes, Tomar e Torres Novas.

Estas atividades decorreram em simultâneo nas 3 Unidades Hospitalares que compõem o CHMT, EPE, e contaram com a colaboração de profissionais do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, professores e alunos, num total de mais de 200 participantes.

Nas ações de «mass training» os jovens aprendem a executar técnicas de Suporte Básico de Vida, recorrendo a sessões práticas, com manequins adequados, que permitem aos participantes experimentar técnicas de compressão, muito próximas da realidade. Esta formação ensina um conjunto de procedimentos a realizar em situação de emergência, com o objetivo de garantir a manutenção da vida e o ganho de tempo, até à chegada de ajuda especializada.

Na Unidade Hospitalar de Torres Novas os jovens tiveram ainda a oportunidade de ver como está equipada a sala de emergência assim como a ambulância Suporte Imediato de Vida (SIV).

Anualmente o CHMT organiza várias ações de formação em Suporte Básico de Vida dirigidas não só à comunidade escolar, mas também a várias Instituições da região onde se insere, promovendo desta forma um contato direto com a sociedade civil e aproximando-se da população.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Médio Tejo – http://www.chmt.min-saude.pt/