INEM | Diabetes: 1.321 hipoglicemias revertidas com recurso a Glucagon

15/11/2019

Desde o início de 2014 que está disponível em todas as Ambulâncias de Emergência Médica e Motociclos de Emergência Médica do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) um fármaco para utilização em determinadas situações específicas de hipoglicemia, naquela que foi uma nova competência atribuída aos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) do INEM.

Assim, desde o início da implementação do Glucagon, recorrendo à administração deste fármaco, foi possível reverter com sucesso 1.321 hipoglicemias graves, informação que foi tornada pública pelo INEM no Dia Mundial da Diabetes.

Este fármaco permite uma rápida recuperação dos níveis baixos de açúcar no sangue, possibilitando que uma vítima de hipoglicemia, dentro de parâmetros clínicos definidos, tenha um tratamento imediato.

A aplicação do protocolo de hipoglicemia segue um algoritmo específico e a aplicação do Glucagon é precedida de validação médica. Ou seja, esta é uma capacidade que funciona por delegação de competências nos TEPH do INEM, existindo um protocolo de atuação que garante que seja um médico a validar a utilização do fármaco em questão, garantindo a máxima segurança para o doente.

De notar que o tratamento da hipoglicemia já era efetuado pelas Viaturas Médica de Emergência e Reanimação e, igualmente, através de protocolo médico, pelas Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida. A extensão desta capacidade ao nível das Ambulâncias de Emergência Médica permitiu claramente melhorar a capacidade de resposta do INEM a estas situações, aumentado a eficácia do Sistema Integrado de Emergência Médica.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias