Urgência Pediátrica Garcia de Orta fechada à noite | Cuidados de Saúde Primários de Almada-Seixal reforçam atendimento a crianças

Almada-Seixal | Atendimento a crianças

15/11/2019

Cuidados de Saúde Primários de Almada-Seixal reforçam atendimento a crianças

Na sequência da alteração de horário de funcionamento da Urgência Pediátrica do Hospital Garcia de Orta, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo informa que:

  1. O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada-Seixal dá resposta à população dos dois concelhos, num total de aproximadamente 348.000 utentes. Possui 22 unidades de saúde – 18 Unidades de Saúde Familiar (USF) e 4 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) – que de segunda a sexta-feira têm portas abertas entre as 8h00 e as 20h00.

Estas equipas do ACES Almada-Seixal foram reforçadas com 29 enfermeiros em 2018 e 14 médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar em 2019, profissionais preparados para ser a primeira linha de intervenção no Serviço Nacional de Saúde (SNS), incluindo em situações de doença aguda das crianças.

As mesmas equipas reservam, diariamente, períodos de atendimento para consultas do dia, dando assim resposta aos casos de doença súbita. Assim, estima-se que muitas das situações poderão ser solucionadas no horário de funcionamento habitual dos centros de saúde – com profissionais que melhor conhecem estes utentes.

  1. Em complemento, a partir de 18 de novembro, os serviços de Atendimento Complementar (AC) sediados nos Centros de Saúde Rainha D. Leonor (Almada) e Amora (Seixal), vão passar a funcionar de segunda a sexta, das 20H00 às 24H00 e das 10H00 às 22H00, aos sábados, domingos e feriados. Esta medida tem como principal objetivo reforçar o atendimento a crianças habitualmente atendidas no Hospital Garcia de Orta.
  2. Antes de tudo, os pais ou cuidadores podem contactar o SNS 24. O recurso ao Centro de Contacto do SNS 24 – 808 24 24 24 – pode ajudar a esclarecer as primeiras dúvidas e a decidir uma posterior ida ao médico, indicando o local onde se devem dirigir.
  3. Em caso de urgência ou emergência, o contacto com o 112/INEMpode ser feito a qualquer hora do dia ou da noite.

FONTE: ARS Lisboa e Vale do Tejo


Garcia de Orta | Urgência Pediátrica

15/11/2019

Serviço encerra à noite a partir de 18. Ministério apresenta plano de contingência

O Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, dia 18 de novembro. A Ministra da Saúde, Marta Temido ,  prolongou o horário de duas unidades de saúde para colmatar este encerramento.

«Este será um funcionamento de contingência e complementar ao encerramento no período das 20 às 8 horas da Urgência Pediátrica do Garcia de Orta», explicou Marta Temido .

A declaração foi apresentada na conferência de imprensa, dia 14 de novembro, no edifício sede do Ministério da Saúde, em Lisboa.

«Face às dificuldades para fazer a escala [de profissionais de saúde no Garcia de Orta], esta é a solução que, tecnicamente, foi estudada como a mais adequada e estável», afirmou a governante.

Na ocasião, explicou que vai ser alargado o horário das unidades de saúde da Amora, no Seixal, e da Rainha Dona Leonor, em Almada, para dar resposta ao encerramento da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, que se concretiza a partir de segunda-feira.

De acordo com a Ministra, estas duas unidades de saúde vão passar a funcionar das 8 às 0 horas, nos dias de semana, e das 10 às 22 horas, no fim de semana.

Fora das horas de funcionamento destas duas unidades de saúde, os utentes devem utilizar a Linha Saúde 24, através do 808 24 24 24, para que, em caso de situações urgentes, os doentes sejam socorridos pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que deve assegurar o encaminhamento para outros hospitais.

Por seu turno, as Urgências do Hospital Garcia de Orta passarão a funcionar todos os dias da semana das 8 às 20 horas, período em que, segundo a Ministra, se verifica 80% da procura.

Com esta medida, as Urgências Pediátricas no Garcia de Orta passam a funcionar também ao fim de semana.

Resposta encontrada é a que garante «mais segurança» para os utentes

Desde o dia 18 de outubro que as urgências pediátricas daquele hospital fechavam à sexta-feira à noite e só reabriam na segunda-feira de manhã.

Reconhecendo que «não é uma solução ideal, porque é de contingência», a governante considerou que a resposta encontrada é a que garante «mais segurança» para os utentes.

«A mais adequada para o propósito de garantir à população uma assistência com regularidade, estável, num período de dificuldade de fixação dos recursos humanos», ressalvou.

Quando questionada pelos jornalistas sobre a duração deste encerramento, Marta Temido referiu que «tudo depende da capacidade de captar pediatras e conseguir normalizar o serviço».

A esse respeito, a Ministra de Saúde disse que o hospital abriu, em 2018, quatro vagas para pediatria e, em 2019, três vagas e que apenas um clínico aceitou trabalhar nesta unidade de saúde.

Marta Temido explicou que, neste momento, trabalham no Hospital Garcia da Orta 29 pediatras, sendo que, destes, 11 fazem parte da unidade de Neonatologia e, desses, apenas quatro fazem urgências pediátricas.

A Urgência Pediátrica já tinha fechado por diversas vezes em outubro devido à falta de especialistas, levando o hospital a implementar um modelo de encerramento aos fins de semana.

A Ministra da Saúde anunciou também que no início do ano será lançado um novo concurso para a contratação de mais pediatras.