Cheque dentista a crianças a partir dos 2 anos

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, respondeu ao repto do Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, e assegurou que o alargamento do cheque-dentista a crianças a partir dos dois anos acontecerá no horizonte da presente legislatura, como, aliás, já tinha sido afirmado pelo primeiro-ministro.

O governante, que falava na cerimónia de abertura do Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, esta manhã em Lisboa, lembrou que o Governo português está consciente do muito que ainda há a fazer no sector da Saúde e na melhoria da qualidade dos serviços públicos, mas isso não pode esconder o caminho positivo já percorrido.

«Temos hoje, 105 gabinetes de Saúde Oral de Medicina Dentária, em 111 concelhos do país; foi possível dar acesso a medicina dentária nos centros de saúde a mais 150.000 utentes do SNS, tendo sido realizados mais de 335.000 tratamentos; de 2008 até novembro 2019, tiveram acesso a consultas de medicina dentária e higiene oral cerca de 4 milhões de pessoas”, enumerou. “No âmbito do Plano Nacional Para a Saúde Oral, atualmente colaboram cerca de 4900 médicos dentistas que em 9100 consultórios privados atendem os utentes do SNS, com acesso a cheque-dentista», prosseguiu.

António Sales revelou ainda que o caminho passa pelo alargamento da oferta pública de cuidados de medicina dentária nos cuidados de saúde primários. «Devemos continuar a desenhar a estratégia para a saúde oral no SNS 2020 promovendo por um lado, o alargamento da cobertura de medicina dentária no SNS, de forma universal e com equidade, e por outro, o desenvolvimento de ações intersectoriais que envolvam as autarquias locais», concluiu.