Bolsa de Investigação Projeto “ToxApp4NanoCELFI” – INSA

imagem do post do Bolsa de Investigação Projeto “ToxApp4NanoCELFI”

18-11-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Departamento de Genética Humana, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação, a candidatos (M/F) com grau de Mestre, no âmbito do Projeto PTDC/SAU-PUB/32587/2017 – “ToxApp4NanoCELFI – Uma abordagem de Toxicologia Preventiva para a caracterização dos potenciais efeitos respiratórios de fibras de nanocelulose funcionalizadas num sistema de co-cultura”. Candidaturas até 29 de novembro.

O plano de trabalhos da bolsa prevê a realização das seguintes atividades:

  • Revisões bibliográficas críticas sobre nanoceluloses, nanotoxicologia e outros temas relevantes, incluindo a elaboração de relatórios concisos sumarizando os principais achados;
  • Preparação de dispersões das nanofibras em estudo e determinação das suas propriedades físico-químicas em meio de cultura;
  • Realização de bioensaios recorrendo a sistemas de mono- e co-cultura, nas seguintes áreas:
    – caracterização do potencial genotóxico e carcinogénico de nanoceluloses
    – análise de efeitos genómicos e epigenómicos das nanofibras selecionadas.
    – estudos de internalização e interação das nanoceluloses com proteínas estruturais da célula
  • Elaboração de publicações científicas, relatórios e participação noutras formas de disseminação dos resultados do projeto.

A bolsa é atribuída por 12 meses, tendo início previsto a 3 de fevereiro de 2020, eventualmente renovável por igual período. trabalho será desenvolvido no Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge em Lisboa. Para mais informações, consultar aviso de abertura do concurso.