Formação | Cirurgia Endócrina: CHULN integra lista europeia de centros de excelência

21/11/2019

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN) divulgou, esta quinta-feira,  dia 21 de novembro de 2019, que o seu Departamento de Cirurgia «acaba de ser escolhido» como um dos centros de formação de especialistas europeus na área da Cirurgia Endócrina.

O CHULN é a única instituição portuguesa a integrar esta rede e junta-se a uma lista restrita com 21 centros de excelência de 12 países europeus, certificados pela European Society of Endocrine Surgeon (ESES) para treinar jovens cirurgiões, ao abrigo do programa de bolsas de estudo Jean-François Henry Travelling Scholarship.

Uma escolha que nas palavras do Diretor do Departamento de Cirurgia, João Coutinho, resulta da grande experiência da Unidade de Cirurgia Endócrina do CHULN, coordenada pelo especialista Dr. José Rocha, «reconhecida a nível europeu».

A unidade realiza cerca de 600 cirurgias por ano: 500 intervenções à tiroide, a que se somam 50 ao hiperparatiroidismo primário e outras 15 ao secundário, e ainda 25 cirurgias anuais a glândulas suprarrenais. Recebe doentes de toda a região Sul e dos PALOP e dá apoio a hospitais do resto do país.

As bolsas da ESES têm um valor de 5 mil euros, para visitas aos centros de referência internacionais, e destinam-se a especialistas que tenham até 35 anos.

Os cirurgiões podem ter formação em três unidades durante um período que pode ir até seis semanas. As candidaturas estão abertas até dia 20 de Dezembro.

Para saber mais, consulte: