Nomeação de Adjunta do Gabinete da Ministra da Saúde


«Despacho n.º 10878/2019

Sumário: Designa, como adjunta do Gabinete da Ministra da Saúde, a licenciada Maria Sofia de Canais e Mariz Ferreira da Cunha Sampaio.

1 – Ao abrigo do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 3.º, nos n.os 1 a 3 do artigo 11.º e no artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 11/2012, de 20 de janeiro, designo como Adjunta do meu gabinete, a licenciada Maria Sofia de Canais e Mariz Ferreira da Cunha Sampaio, administradora hospitalar, do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E. P. E., em cedência de interesse público na Administração Central do Sistema de Saúde, I. P..

2 – Os encargos com a remuneração são suportados pelo serviço de origem e pelo orçamento do meu Gabinete, nos termos dos n.os 12 e 13 do artigo 13.º do mencionado decreto-lei.

3 – Para efeitos do disposto na alínea a) do artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 11/2012, de 20 de janeiro, a nota curricular da designada é publicada em anexo ao presente despacho.

4 – Nos termos do n.º 3 do artigo 11.º do mencionado decreto-lei, o presente despacho produz efeitos a 26 de outubro de 2019.

5 – Conforme o disposto nos artigos 12.º e 18.º do supracitado decreto-lei, publique-se na 2.ª série do Diário da República e publicite-se na página eletrónica do Governo.

12 de novembro de 2019. – A Ministra da Saúde, Marta Alexandra Fartura Braga Temido de Almeida Simões.

ANEXO

Nota curricular

Dados biográficos

Nome: Maria Sofia de Canais e Mariz Ferreira da Cunha Sampaio.

Data e local de nascimento: 10 de novembro de 1975, Coimbra.

Habilitações académicas

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (1998).

Especializada em Administração Hospitalar pela Escola Nacional da Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa (2007).

Pós-Graduada em Gestão da Informação e Business Intelligence na Saúde pela Information Management School, Universidade Nova de Lisboa (2014).

Percurso profissional

Iniciou o seu percurso profissional em 1999 na área financeira da então Vidreira do Mondego, S. A., pertencente ao Grupo Saint-Gobain.

Em 2001 iniciou funções na área da Saúde, tendo ingressado no Hospital de Santa Cruz atualmente pertencente ao Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E. P. E., onde desempenhou funções técnicas especializadas nas áreas Financeira e de Planeamento e Controlo de Gestão e funções de Coordenação na área de Gestão de Doentes.

Desde 2009, colabora na Administração Central do Sistema de Saúde, I. P. (ACSS), no Departamento de Gestão e Financiamento de Prestações de Saúde, no qual assegurou trabalhos técnicos especializados e de coordenação. Representou institucionalmente a ACSS em diversos fóruns, grupos de trabalho e comissões.

Entre novembro de 2018 e outubro de 2019 exerceu funções de adjunta do Gabinete da Secretária de Estado da Saúde do XXI Governo Constitucional.»