VIH e Hepatites Virais: Semana Europeia do Teste com rastreios gratuitos no país

21/11/2019

A Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites Virais, com o lema «Testar. Tratar. Prevenir», começa amanhã, dia 22 de novembro, com rastreios em mais de 30 locais do país, tendo como principal alvo as populações em situação de maior vulnerabilidade.

Até 29 de novembro, as organizações de base comunitária vão realizar ações de rastreio do VIH e hepatites virais «gratuitas, anónimas e confidenciais», explicam em comunicado os promotores da iniciativa.

A semana do teste é aberta a todos que queiram realizar o rastreio, mas com especial foco nas populações em situação de maior vulnerabilidade para a infeção pelo VIH, hepatites virais B e C, nomeadamente homens que fazem sexo com homens, migrantes, trabalhadores do sexo, reclusos e pessoas que usam drogas injetáveis.

Na região de Lisboa, por exemplo, vão estar duas tendas de rastreio no Martim Moniz e uma unidade móvel na Península de Setúbal, que funcionarão entre as 10 e a 18 horas.

Além da oferta do rastreio em diferentes pontos do país, será ainda disponibilizado material informativo sobre as infeções a rastrear bem como preservativos e gel lubrificante.

«Só fazendo o teste é possível conhecer o estatuto serológico para estas infeções. Atualmente, com um tratamento adequado é possível curar a infeção pela hepatite C. De igual modo, através de um tratamento precoce e eficaz para a infeção pelo VIH, é possível atingir carga viral indetetável, tornando assim o vírus intransmissível», sublinha o comunicado da organização.

A Semana Europeia do Teste permanece uma iniciativa regional única que reúne organizações públicas e privadas num esforço conjunto de promover a importância do rastreio.

Em Portugal, é coordenada pela associação GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, através do projeto Rede de Rastreio Comunitária que, em julho de 2018, foi selecionada para o primeiro compêndio de boas práticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) – Europa.

Em 2017, estimava-se que 2,3 milhões de pessoas viviam com VIH na região da OMS-Europa e que uma em cinco pessoas desconhecia o seu estatuto serológico. Os dados revelam ainda que 15 milhões de pessoas vivem com hepatite B e 14 milhões com hepatite C.

Fonte: Lusa