Conferência | SNS no feminino: desafios que se colocam e que desenham o SNS do futuro

22/11/2019

A Ministra da Saúde participou hoje na conferência “SNS no feminino”, que decorreu no edifício-sede da Polícia Judiciária, em Lisboa, numa iniciativa organizada pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH).

Ao debater uma “visão de futuro para o SNS”, Marta Temido sublinhou que a essência do SNS não se resume a consultas ou cirurgias: “A visão de futuro do SNS é a de um SNS mais justo e inclusivo que responda melhor às necessidades da população”. Num país envelhecido, “urge pensar no futuro do SNS”, observou a Ministra da Saúde,  que salientou aposta na criação de respostas por parte dos cuidados de saúde primários, garantindo maior equidade no acesso e maior humanização na prestação de cuidados.

“O SNS é a forma de garantir que todos têm acesso a cuidados de saúde de qualidade, quando deles necessitam, na medida em que necessitam”, considerou Marta Temido .

“O SNS do futuro tem necessariamente de ser um SNS das pessoas, participado, consultado, decidido em pluralidade e a várias vozes. As pessoas, os cidadãos terão de integrar a decisão política e estratégica do SNS”, concluiu a Ministra da Saúde.