Documentário «Turno do Dia»: trabalho de profissionais do INEM retratado em documentário

22/11/2019

O documentário «Turno do Dia», da autoria do realizador Pedro Florêncio, estreou esta quinta-feira, dia 21 de novembro, no Cinema City em Alvalade e retrata o trabalho realizado pelos profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no atendimento de chamadas nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

A quem pertencem as vozes que atendem as chamadas de urgência na sede do INEM, feitas para o número 112? Quem são as pessoas que as atendem e encaminham as equipas médicas de socorro para os seus destinos? O que pensam elas do seu trabalho, o que sentem quando atendem um telefonema? E como funcionam diariamente para poderem prestar este serviço fundamental? Foi em busca de respostas para estas perguntas que Pedro Florêncio registou um turno do dia na central do INEM.

Para o realizador do documentário, Pedro Florêncio, «aquilo que o filme tem para mostrar não é, no entanto, uma descrição fiel da realidade, mas tão só e apenas uma descrição fiel da minha realidade: aquela que tive oportunidade de presenciar ao longo de seis meses de filmagens. Essa representação, ainda que subjetiva, não descura um dos aspetos fundamentais sobre a atividade profissional em causa: um intenso trabalho que, 24 horas por dia, desafia a resistência física e mental dos seus profissionais».

O documentário vai estar em exibição no Cinema City em Alvalade até dia 27 de novembro, na sessão das 19 horas.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias