Saúde desde os primeiros anos de vida: combate ao baixo peso à nascença como prioridade

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, considerou crucial a aposta na saúde desde os primeiros anos de vida e elegeu o baixo peso à nascença como um novo indicador para o qual é necessário «olhar com muita atenção e num período muito breve».

O governante falava no 3.º Congresso Nacional da APDP | 11.º Congresso de Educadores: O Retrato dos vários lados da Diabetes, que decorreu no passado dia 22, em Lisboa. «Sabemos hoje que esta determinante influenciará toda a restante vida do ser humano, no que diz respeito à doença, morbilidades, no fundo à determinação de uma vida saudável», afirmou.

Lacerda Sales reconheceu que «a prevenção da diabetes é um processo difícil e complexo, que não se resolve de um dia para o outro», mas garantiu que «não é impossível». Da parte do Governo, deixou um compromisso: «Procuraremos investir em ações de educação e de comunicação de saúde no sentido de motivar e dar a informação necessária às pessoas para que estas evitem os comportamentos que as expõem ao desenvolvimento da diabetes e de outras doenças crónicas».

SES reconhece que «a prevenção da diabetes é um processo difícil e complexo», mas que «não é impossível».

No mesmo dia, o Secretário de Estado da Saúde participou no 40º aniversário da Fundação Portuguesa de Cardiologia, onde reiterou que as doenças cardiovasculares e as doenças crónicas tais como a diabetes e as doenças oncológicas, são problemas que afetam milhões de portugueses e «não só têm impacto na saúde e qualidade de vida dos portugueses, como também representam custos elevados para o Serviço Nacional de Saúde» e deixou um apelo para um empenho de todos – tutela, profissionais, doentes- na promoção de estilos de vida mais saudáveis.