Violência contra as mulheres: enaltecido papel do SNS no combate à violência doméstica

25/11/2019

O Secretário de Estado da Saúde destacou hoje o papel do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e dos seus profissionais no combate à violência doméstica. António Lacerda Sales falava no ACES de Sintra, um exemplo de boas práticas no que toca a esta problemática. «É importante estar aqui hoje não só pela urgência em combater o flagelo da violência, seja de que natureza for, mas também por ser crucial reconhecer o trabalho desenvolvido por vós, profissionais do SNS, pelas Equipas de Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) e pelas equipas do INEM, as quais são hoje tantas e tantas vezes a porta de entrada das vítimas de violência no SNS», afirmou.

O governante lembrou numa visita ao local, que contou ainda com as presenças da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro e da Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, que desde sempre, os profissionais de saúde têm sido chamados a prestar cuidados de saúde a vítimas de atos violentos, centrados numa perspetiva reparadora das lesões causadas, quer do ponto de vista físico, quer do ponto de vista emocional», mas alertou para a importância de se olhar para a violência contra as mulheres no contexto da saúde, pois «o fenómeno da violência é em si um grave problema de Saúde Pública.

E deixou algumas questões, em jeito de reflexão: «De que forma pode o SNS contribuir para a prevenção e para o cuidado e tratamento das vítimas de violência? De que forma podemos contribuir para a tolerância nas relações interpessoais?», perguntou. «Se queremos ter ganhos em saúde, a prevenção é a chave. Devemos olhar para este fenómeno de forma global e agir de forma local com respostas mais integradas», defendeu. «Uma coisa é certa: enquanto existir dor, enquanto existir uma vítima de violência, seja de que natureza for, e onde existir sofrimento, é aí que deve estar o Serviço Nacional de Saúde.  E é na prevenção que devemos canalizar todos os nossos esforços», frisou.

António Lacerda Sales participa ainda hoje, no âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, na sessão de ‘Violência Contras as Mulheres, um desafio para o SNS’, organizado pelo Ministério da Saúde, esta tarde em Lisboa e na 7ª Marcha contra a Violência de Doméstica e de Género organizada pela sociedade civil.