CHBM | Hepatologia nos cuidados primários: Unidade de Gastroenterologia realiza consultas nos centros de saúde

28/11/2019

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) divulga que a sua Unidade de Gastroenterologia deu início, esta semana, à realização de Consultas de Gastroenterologia-hepatologia nos cuidados de saúde primários e revela que «com a descentralização destas consultas pretende-se melhorar o acesso à consulta de especialidade, aumentar a adesão à terapêutica e reduzir o número de deslocações ao CHBM».

De acordo com o centro hospitalar, as consultas realizam-se com uma periodicidade mensal, e de forma rotativa, em três unidades de cuidados de saúde personalizados (UCSP), nos concelhos de Alcochete e do Montijo.

«A realização de consultas médicas de especialidades hospitalares nos cuidados de saúde primários contribui para aumentar o acesso dos utentes aos cuidados de saúde e incentiva a articulação entre as instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), promovendo a proximidade aos utentes e a continuidade de cuidados», destaca o centro hospitalar.

Em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho, foram identificadas algumas áreas geográficas críticas, no que diz respeito à facilidade de acesso a consulta externa, nomeadamente na subespecialidade de hepatologia da Gastroenterologia, constrangimentos que se encontram diretamente relacionados com a distância aos dois hospitais que integram o CHBM.

A UCSP Alcochete, a UCSP Montijo Rural – Polo de Canha, e a UCSP Montijo Rural – Polo do Cruzamento de Pegões foram as unidades identificadas e correspondem a locais com incidência elevada de patologia gastroenterológica.

Para saber mais, consulte:

CHBM > Destaques