40 anos do SNS: desafios para as próximas décadas – ARSLVT

03/12/2019

A Ministra da Saúde, Marta Temido , presidiu à sessão de encerramento da conferência intitulada «Desafios da ARSLVT para as próximas décadas», que decorreu esta terça-feira, dia 3 de dezembro, no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

Na sua intervenção, Marta Temido , lembrou que o desafio da sua governação para os próximos quatro anos passa por melhorar e qualificar o acesso dos utentes aos cuidados de saúde, avançando ainda que o Orçamento do Estado para 2020 irá ter um reforço de investimento no setor da saúde.

Numa «sociedade que vive do imediatismo», a resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) também têm de ser rápida, sublinhou a Ministra da Saúde, acrescentando: «Os Portugueses vivem mais anos, mas não vivem com mais saúde», referiu.

Entre 2015 e 2018, frisou, o número de inscritos para consulta hospitalar através dos cuidados de saúde primários cresceu cerca de 5% e o de inscritos para cirurgia cerca de 7%, dados que sublinham a procura crescente de cuidados de saúde e a que é preciso dar resposta. «Temos de procurar uma combinação virtuosa e fazer com que os cidadãos sejam mais conscientes da sua participação», adiantou.

A governante referiu que vale a pena reconhecer aquilo que o SNS tem de bom, exemplificando com o caminho que se tem feito com a saúde oral, em parceria com os municípios e Administrações Regionais de Saúde (ARS), bem como a hospitalização domiciliária, que se pretende que seja alargada a todos os hospitais do SNS.

Na ocasião, a Ministra da Saúde apelou também à produtividade e a eficiência da gestão e do trabalho no SNS.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo > Notícias