Produtividade e eficiência no SNS: desafios para os próximos quatro anos de governação

04/12/2019

«Os Cuidados de Saúde Primários têm de ser a base da atuação do Ministério da Saúde», considera a Ministra da Saúde quando questionada sobre os desafios para os próximos quatro anos de governação. Marta Temido refere ser necessário promover a produtividade e a eficiência, com foco em três áreas concretas para melhorar o Serviço Nacional de Saúde (SNS): acesso, motivação dos recursos humanos e investimento.

«É necessário reorganizar a malha de serviços», sublinha a Ministra, lembrando que «Portugal sofreu grandes modificações em termos demográficos, epidemiológicos, económicos e em termos sociais, sendo hoje as expectativas das pessoas muito diferentes e mais exigentes» do que há quatro décadas. Marta Temido coloca a tónica na necessidade de encontrar uma «combinação virtuosa« entre as respostas pelas quais o SNS é responsável e a capacidade dos cidadãos serem cada vez mais participativos no que diz respeito à sua saúde.

Desafios para o futuro

A Ministra da Saúde lembra que um dos eixos estratégicos para os próximos quatro anos passa por melhorar e qualificar o acesso dos utentes aos cuidados de saúde, apostando nos cuidados de proximidade aos cidadãos, uma vez que o «atendimento mais próximo traz vantagens para as famílias».

A motivação dos recursos humanos é outro dos grandes desafios colocados. «Queremos melhores serviços públicos e, isso, implica continuar a apostar na modernização da Administração Pública. Queremos recrutar mais profissionais mas, também, retê-los e mantê-los motivados, melhorando a produtividade do SNS», explica.

«Precisamos de continuar a investir na requalificação dos equipamento de saúde», sublinha Marta Temido . Outra das vertentes para os próximos anos é o investimento no SNS, apostando na  modernização dos equipamentos cuidados de saúde e numa maior resolutividade dos Cuidados de Saúde Primários, nomeadamente com o alargamento dos cuidados de saúde oral e saúde visual.