Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge – 2019

imagem do post do Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge – 2019

06-12-2019

Assinala-se no próximo dia 17 de dezembro o Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, que este ano comemora o seu 120º aniversário. O programa das celebrações, que terão lugar no auditório do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, prevê a realização de uma Conferência-debate intitulada “O papel dos Institutos Nacionais de Saúde na Promoção da Saúde”, proferida por Félix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí: Política, ciência e cultura na saúde (Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz).

A Conferência-debate contará ainda com um painel de discussão, constituído por Graça Freitas (Diretora-Geral da Saúde), Henrique Barros (Presidente do Conselho Nacional de Saúde), José Robalo (Presidente da ARS do Alentejo) e João Pedro Pimentel (Delegado de Saúde Regional ARS do Centro). Este painel de discussão terá como moderadora Cristina Abreu Santos, vogal do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge.

programa das comemorações prevê ainda a inauguração da exposição “Do passado ao futuro: Genética”, promovida pelo Departamento de Genética Humana, bem como a realização de uma sessão solene de homenagem a colaboradores do Instituto Ricardo Jorge com 30 anos de serviço. O evento será transmitido, através de videoconferência, para o Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira (Porto).

Fundado em 1899 pelo médico e humanista Ricardo Jorge, como braço laboratorial do sistema de saúde português, o Instituto Ricardo Jorge tem por missão contribuir para ganhos em saúde pública, para a definição de políticas de saúde e para o aumento da qualidade de vida da população. Dispõe de unidades operativas na sua sede em Lisboa, em centros no Porto (Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira) e em Águas de Moura (Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas Doutor Francisco Cambournac).