I Congresso Recovery Portugal 2019

06/12/2019

A Ministra da Saúde, Marta Temido , presidiu esta sexta-feira, dia 6 de dezembro, à sessão de abertura do I Congresso Recovery Portugal sobre Saúde Mental, que se encontra a decorrer no auditório da Câmara Municipal de Barcelos.

Na sua intervenção, Marta Temido deixou bem presente que a saúde mental é uma prioridade para o Ministério da Saúde . «Queremos e precisamos de um Portugal mais saudável em todas as vertentes e a saúde mental é uma área fundamental», reforçou.

A Ministra afirmou que o foco está no reforço do investimento na área da saúde mental e no reforço das respostas de proximidade. «Chegou o tempo de agir. Os problemas da saúde mental não são apenas problemas de tratamento: precisam de respeito, recuperação, dignidade» referiu a Ministra.

Marta Temido finalizou a sua intervenção assumindo o compromisso de «fazer da saúde mental um compromisso para próxima década».

Este congresso de âmbito internacional tem como principal objetivo debater a importância da saúde mental no mundo, bem como colocar no centro de discussão o estado da arte da saúde mental, nomeadamente, o paradigma do RECOVERY e a sua importância na reabilitação de pessoas portadoras de doença mental grave.

O encontro conta, entre outros, com a participação da Presidente da Federação Mundial para a Saúde Mental e da Presidente da Federação Europeia das Associações de Famílias de Pessoas com Doença Mental, bem como de diversas personalidades de grande relevo no panorama da saúde mental em Portugal.