Instituto Ricardo Jorge presente em conferência europeia sobre epidemiologia das doenças infeciosas

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge presente em conferência europeia sobre epidemiologia das doenças infeciosas

06-12-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através dos seus departamentos de Epidemiologia (DEP) e de Doenças Infeciosas (DDI), participou na conferência ESCAIDE, que decorreu, entre os dias 27 e 30 de novembro, em Estocolmo (Suécia). Na ocasião, foram divulgados estudos sobre o impacto da vacina contra a gripe nas hospitalizações e mortalidade intra-hospitalar e sobre a avaliação de um sistema português de vigilância de base laboratorial para a infeção por vírus sincicial respiratório.

“Impact of national influenza vaccination strategy among the high-risk Portuguese population in severe influenza outcomes” e “Evaluation of the Respiratory Syncytial Virus laboratory-based surveillance system in Portugal, 2017-2018” foram os títulos da comunicação oral e do poster apresentados por Ausenda Machado (DEP) e Emma Sáez López (DDI), respetivamente. O Instituto Ricardo Jorge, através de Ricardo Mexia (DEP), contribuiu ainda para a avaliação dos trabalhos apresentados na conferência, enquanto júri do prémio para a melhor comunicação oral.

A participação do Instituto Ricardo Jorge na conferência incluiu também a divulgação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito de programas doutorais (“Deteção de agentes patogénicos de disseminação ambiental com a aplicação de novas tecnologias baseadas em sensores magnetorresistivos”, Pedro Fonseca) e do programa EUPHEM (European Public Health Microbiology),  uma das componentes do ECDC Fellowship Programme, do qual o Instituto Ricardo Jorge é instituição acolhedora (Rita de Sousa, coordenadora; Emma López, fellow; Paulo Gonçalves, fellow; Geraldine de Muylder, fellow).

Organizada pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), a ESCAIDE (European Scientific Conference on Applied Infectious Disease Epidemiology) é uma conferência científica europeia de três dias sobre a epidemiologia aplicada às doenças infeciosas. O EUPHEM é um programa europeu de formação em microbiologia em saúde promovido pelo ECDC, que visa o treino e aquisição de experiência prática em microbiologia aplicada à saúde pública com o objetivo de reforçar a capacidade europeia de resposta à vigilância e controlo de doenças infeciosas.