Reunião EPSCO em Bruxelas

09/12/2019

A Ministra da Saúde, Marta Temido , participa esta segunda-feira, 9 de dezembro, no Conselho de Ministros da Saúde da União Europeia (EPSCO – Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores), a decorrer em Bruxelas.

Da ordem de trabalhos deste encontro consta um debate público subordinado ao tema da «Economia do Bem-Estar – investimentos na saúde como componente fundamental – próximas etapas», onde será dado destaque aos domínios da saúde mental, envelhecimento saudável e relação entre o bem-estar e a sociedade digital.

O Conselho realizará, também, um segundo debate público sobre a forma de melhorar o acesso aos medicamentos, onde os ministros vão debater os desafios do sistema farmacêutico europeu e eventuais medidas a sugerir à nova Comissão neste domínio. Esta discussão incide, também, sobre os regulamentos relativos à avaliação das tecnologias da saúde, dispositivos médicos e dispositivos médicos para diagnóstico in vitro.

À margem da reunião, a Marta Temido manteve contactos bilaterais com o Ministro da Saúde de Itália, Roberto Speranza, e a Ministra da Saúde de Espanha, Maria Luísa Carcedo, para debate de temas comuns em matéria de saúde pública.

Também houve contactos com o Ministro da Saúde holandês, Bruno Bruins, a propósito das temáticas relacionadas com a cooperação em matéria de medicamentos.

Para saber mais, consulte:

Conselho da União Europeia > Conselho (Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores) 9-10 de dezembro de 2019