Internalização de análises clínicas no Hospital de Guimarães

16/12/2019

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (Hospital de Guimarães), em conjunto com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alto Ave e Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, arrancou, a semana passada, com a implementação da internalização das análises clínicas.

Este projeto, financiado pelo Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS), tem como objetivo promover a integração de cuidados entre o ACES do Alto Ave e o Hospital de Guimarães, contemplando a colheita de amostras nas instalações de uma unidade funcional do ACES, realizadas por Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica do hospital, para posterior processamento no laboratório hospitalar.

O projeto contempla, numa fase inicial, três unidades do ACES do Alto Ave – Unidade de Saúde Familiar (USF) Amorosa XXI, USF S. Nicolau e UCSP Amorosa, abrangendo 38.000 utentes.

Esta nova medida trará ao utente diversas vantagens, nomeadamente a melhoria da acessibilidade aos locais de colheita, com maior rapidez, resultando em ganhos de eficiência e redução de custos, porque os utentes têm a oportunidade de fazer a colheita para análise no seu centro de saúde, tendo o médico de família acesso direto aos resultados.

Este projeto deu origem a uma série de procedimentos, nomeadamente a remodelação do espaço definido para as colheitas e aquisição de material de software e hardware entre o ACES e ARS Norte, bem como a aquisição de material clínico e serviços de integração de software pelo Hospital de Guimarães.

O investimento deste projeto ronda os 82 mil euros, sendo 85% do valor comparticipado por fundos no âmbito de elegibilidade de candidatura ao Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utentes no SNS.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Guimarães – http://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/