Cuidados continuados: ARS Lisboa e Vale do Tejo aumenta a oferta com mais 84 camas

23/12/2019

O Ministério da Saúde reforça a capacidade em Cuidados Continuados Integrados (UCCI), na região de Lisboa e Vale do Tejo.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) assinou Contrato-Programa com as Residências Montepio Saúde, SA para alargar a oferta em lugares de internamento na RNCCI Cuidados Continuados Integrados (UCCI) nas três tipologias: Unidade de Convalescença (UC),Unidade de Média duração e reabilitação (UMDR)  e Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM).

Este contrato programa permite aumentar 84 novas camas, das quais 20 camas (UC), 32 (UMDR) e 32 camas (ULDM).

No final do ano de 2019, a região de Lisboa e Vale do Tejo dispõe de um total de 2.344 camas distribuídas por 265 camas na tipologia de Convalescença, 842 camas na tipologia de Média Duração e Reabilitação e 1.237 camas na tipologia de Longa Duração e Manutenção.

Com as 127 camas na tipologia de Cuidados Paliativos, o total de camas aumenta para 2.471

Importa referir, que as (UCCI) têm por objetivo a prestação de cuidados de saúde e de apoio social de forma continuada e integrada a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência, permitindo a promoção da reabilitação, estabilização clinica e autonomia dos doentes.

Nas UCCI são prestados cuidados que previnem e retardam o agravamento da situação de dependência, favorecendo o conforto e qualidade de vida. Este nível intermédio de cuidados contribui para a gestão das altas hospitalares permitindo que as camas dos hospitais sejam atribuídas a doentes agudos.