Instituto Ricardo Jorge integra delegação do Ministério da Saúde em visita ao Brasil

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge integra delegação do Ministério da Saúde em visita ao Brasil

03-01-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, integrou a delegação do Ministério da Saúde que esteve, entre os dias 11 e 13 de dezembro, em Brasília, a convite do Ministério da Saúde do Brasil, para dar a conhecer alguma da atividade desenvolvida por Portugal no combate à obesidade infantil. A deslocação teve ainda como objetivo estreitar a colaboração entre organismos que integram os ministérios da Saúde dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Constituída pela coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do INSA, Isabel Castanheira, e pela diretora do Programa de Promoção para a Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde (DGS), Maria João Gregório, a delegação portuguesa participou em várias iniciativas e reuniões técnico-científicas, nomeadamente num workshop intitulado plano de prevenção e controlo da obesidade infantil no Brasil, organizado pelo Ministério da Saúde brasileiro.

Neste workshop, que decorreu dia 11 de dezembro, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o INSA apresentou duas comunicações, uma sobre a sua contribuição no combate à obesidade infantil, da autoria de Isabel Castanheira, e uma outra, proferida pela investigadora do DAN Ana Rito, versando os resultados do COSI Europa e Portugal. Estas apresentações foram integradas no painel “Avanços de Portugal na redução das taxas de obesidade infantil / Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável em Portugal da responsabilidade do Ministério da Saúde de Portugal”.

Durante a sua estadia no Brasil, a delegação portuguesa esteve também reunida com dirigentes do Ministério da Saúde brasileiro responsáveis pela implementação das políticas de saúde, com particular ênfase em medidas efetivas do combate à obesidade infantil como a rotulagem, a regulamentação da publicidade e o trabalho nas cantinas e refeitórios escolares. Foram igualmente trocadas experiências sobre as políticas desenvolvidas pelos Ministérios da Saúde de Portugal e do Brasil, nomeadamente os programas e ações de promoção da alimentação saudável.

As responsáveis do INSA e da DGS realizaram ainda visitas a serviços de saúde e a uma escola para conhecer a implementação destas medidas e das ações intersetoriais, tendo tido também oportunidade de identificar e correlacionar os procedimentos e abordagens para estimular a atividade física em desenvolvimento no Brasil e em Portugal. A delegação conheceu ainda o trabalho desenvolvido pelas autoridades brasileiras no respeitante à tabela de composição de alimentos específicos para a alimentação desde a infância até à adolescência, bem como estratégias para a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis.

A deslocação ao Brasil inseriu-se num conjunto de visitas que o INSA e a DGS têm vindo a realizar para estreitar a colaboração entre os organismos da Saúde que integram os ministérios da Saúde dos países da CPLP, de forma a reforçar ações de monitorização e prevenção que se traduzam por ganhos em saúde. Enquanto Centro Colaborativo da OMS para a Nutrição e Obesidade Infantil, o INSA, através do DAN, visa desenvolver ações de vigilância do estado nutricional e colaborar nos trabalhos da OMS para a monitorização da ingestão alimentar, em particular de componentes nocivos como o sal, ácidos gordos trans e açucares livres.