CHUC: primeiro serviço de medicina intensiva implementado no país comemora 60 anos

15/01/2020

O Serviço de Medicina Intensiva (SMI) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), completa neste mês, janeiro, 60 anos de existência.

A efeméride vai ser comemorada, no  17 de janeiro, no auditório do CHUC, pelas 16 horas.

«Foi o primeiro serviço de medicina intensiva a ser implementado no país e um dos primeiros da península ibérica. Foi pioneiro não só na implementação de técnicas como no desenvolvimento de modelos organizativos nos quais assentam hoje os modernos serviços de medicina intensiva, influenciando a evolução destes serviços tanto a nível nacional quanto internacional», refere o responsável do serviço, Paulo Martins.

«O seu grau de diferenciação e multidisciplinaridade concorre também para que o hospital onde se insere seja centro de referência na sua região para múltiplas patologias, contribuindo, deste modo, para que o CHUC seja o Centro Hospitalar líder nacional no processo de doação de órgãos» prossegue o responsável.

De acordo com o CHUC, o Serviço de Medicina Intensiva conta atualmente com 29 camas de nível III, possui nos seus quadros 21 médicos intensivistas  e 109 enfermeiros, internando um total de 700 doentes por ano com patologia médica, cirúrgica e traumatológica.

Visite:

CHUC > https://www.chuc.min-saude.pt/