Infarmed e ganhos em saúde

16/01/2020

«Num momento de profundas mudanças na prestação de cuidados de saúde, temos de ser capazes de dar resposta a um conjunto de desafios que promovam novas abordagens», referiu a Ministra da Saúde na sessão de abertura do evento comemorativo do 27.º aniversário do Infarmed, que decorreu hoje em Lisboa.

Devemos trabalhar ativamente por um SNS inclusivo que responda melhor às necessidades da população, nomeadamente no que diz respeito ao acesso ao medicamento e produtos de saúde.

Marta Temido reiterou os três desafios prioritários do Orçamento de Estado para este ano, qualificação do acesso, motivação dos profissionais de saúde, e investimento na rede do Serviço Nacional de Saúde.

«Devemos continuar a desenvolver políticas que promovam ganhos em saúde e a racionalidade na utilização de tecnologias de saúde, nomeadamente na continuidade da promoção da prescrição de genéricos e medicamentos biossimilares», sublinhou.

No decorrer da sessão, a Ministra da Saúde enalteceu o papel desempenhado pelo Infarmed no âmbito da garantia da qualidade, segurança e eficácia, bem como o crescente envolvimento da participação dos cidadãos nas discussões e na vida do instituto.

«Este interesse e participação impõem, note-se, uma maior responsabilidade ao Infarmed, seja nos ensaios clínicos seja na avaliação e negociação de medicamentos, de forma a corresponder às expetativas e necessidades dos cidadãos, proativamente e dando expressão à sua missão de serviço público», sublinhou a Governante, relembrando que, pela sua atividade, o Infarmed é um dos «pilares institucionais em saúde pública em Portugal e também na União Europeia».