CAI_Vent: projeto do Hospital de São João apoia doentes respiratórios crónicos

17/01/2020

Decorreu na quinta-feira, 16 de janeiro, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a apresentação do projeto CAI_Vent, dedicado à melhoria da qualidade de vida dos doentes respiratórios crónicos dependentes de ventilação mecânica prolongada, desenvolvido pelo Centro Hospitalar Universitário de São João e pelos Agrupamentos de Centros de Saúde Porto Oriental e Maia/Valongo, com o apoio das Associações Representativas de Doentes com Insuficiência Respiratória Crónica RESPIRA, APELA e APN.

Este projeto, que está enquadrado no Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS), designa-se como Centro de Apoio Integrado ao doente com sob Ventilação Mecânica prolongada (CAI_Vent) e iniciou a fase-piloto em 2018.

Neste primeiro ano de implementação do programa já se obteve uma redução bastante significativa do número de episódios de urgência e de dias de internamento hospitalar dos doentes incluídos no programa.

«Geralmente não se tem noção do impacto da doença respiratória crónica grave, que exige assistência ventilatória mecânica prolongada. Estas pessoas, sem este apoio, morrem. E sem ajuda acabam por se isolar, desenvolvendo quadros depressivos e ansiosos que em nada contribuem para a sua qualidade de vida, além de a patologia base progredir mais rapidamente», afirmaram Teresa Honrado (médica) e Miguel Gonçalves (fisioterapeuta), responsáveis pelo programa.

O programa, centrado no doente, com uma visão integradora e inovadora, assegura a continuidade de cuidados, baseando-se na partilha de informação clínica entre as várias equipas de saúde envolvidas, efetuando visitas domiciliárias partilhadas regulares, disponibilizando uma linha telefónica de apoio gratuita 24 horas por dia aos doentes e cuidadores e monitorizando o estado clínico dos doentes através de uma central de telemonitorização.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Universitário de São João > Notícias