Instituto Ricardo Jorge promoveu sessão de apresentação de proposta de realização conjunta dos inquéritos IAN-AF, INSEF e ISN

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove sessão de apresentação de proposta de realização conjunta dos inquéritos IAN-AF, INSEF e ISN

24-01-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em colaboração com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), promoveu dia 15 de janeiro, no seu auditório em Lisboa, uma sessão para apresentação da proposta para a realização conjunta do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF), do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF) e do Inquérito Serológico Nacional (ISN) às partes interessadas.

A iniciativa teve como objetivo apresentar e discutir uma proposta para a realização conjunta dos inquéritos IAN-AF, INSEF e ISN, bem como auscultar as partes interessadas sobre o interesse e exequibilidade do inquérito conjunto. A sessão contou com a presença de representantes de entidades das várias áreas abrangidas por estes inquéritos, nomeadamente da saúde, da alimentação e nutrição e da atividade física.

Em 2015, foram realizados em Portugal três inquéritos populacionais que permitiram obter um conhecimento detalhado sobre a distribuição do estado de saúde da população e suas determinantes: o IAN-AF, o INSEF e o ISN, promovidos pelo ISPUP, FCANUP e o Instituto Ricardo Jorge. O desenvolvimento conjunto destes três inquéritos teria como mais-valia a possibilidade de otimizar recursos, tanto financeiros como humanos, e respetivas estruturas, assim como potenciar a realização de inquéritos que permitam a análise conjunta de dados de diferentes áreas temáticas.

O INSEF foi promovido e coordenado pelo Departamento de Epidemiologia (DEP) do Instituto Ricardo Jorge, tendo sido desenvolvido em 2015 para recolha de informação epidemiológica sobre o estado, determinantes e cuidados de saúde da população portuguesa. Foram estudadas 4911 pessoas, na sua maioria em idade ativa (84,3% com idade entre os 25 e os 64 anos), cerca de três quintos (63,4%) dos quais “sem escolaridade ou com escolaridade inferior ao ensino secundário” e 11,2% desempregados.

Promovido pelo Departamento de Doenças Infeciosas e pelo DEP, o ISN 2015-2016 foi o 3º inquérito serológico efetuado em Portugal, mas o primeiro a incluir as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Foi realizado numa amostra de base populacional desenhada de forma a ser representativa da população residente no país, estratificada por região e grupo etário, e teve como objetivo determinar a prevalência de anticorpos específicos para os agentes das doenças evitáveis pela vacinação que integram o PNV, bem como a prevalência de alguns agentes infeciosos associados a IST com impacto em saúde pública, contando com 4866 participantes com idade igual ou superior a 2 anos.

O IAN-AF 2015-2016 teve como objetivo primário recolher informação de representatividade nacional e regional (dos 3 meses aos 84 anos de idade) sobre o consumo alimentar e sobre a atividade física e a sua relação com determinantes em saúde, nomeadamente os socioeconómicos. O projeto foi desenvolvido por um consórcio, envolvendo investigadores da Universidade do Porto (promotor), da Universidade de Lisboa, do Instituto Ricardo Jorge, da Universidade de Oslo e da empresa SilicoLife, tendo sido avaliados 6553 participantes através de uma entrevista presencial.