Quando o hospital vai a casa: CH Médio Tejo aposta em alternativa ao internamento hospitalar

28/01/2020

Para a população de Tomar, Torres Novas e Abrantes, a hospitalização domiciliária é já uma realidade. Há mais de um ano e sempre que possível, os utentes que reúnem as condições necessárias e que podem ficar como que internados em sua própria casa, recebem a visita diária de equipa constituída por médicos e enfermeiros do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT).

No decorrer desta visita, que dura em média 30 minutos, é feita a avaliação clínica e dada a medicação prescrita.

Dizem os utentes que este modelo de prestação de cuidados é preferível do que permanecer internado no hospital e que a equipa da hospitalização domiciliária acaba por fazer parte da família.

Este projeto é uma alternativa ao internamento hospitalar convencional, proporcionando assistência contínua aos cidadãos que cumpram um conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos que possibilitam a sua permanência no domicílio.

No CHMT, a hospitalização domiciliária, que abrange 15 concelhos e serve uma população de cerca de 266 mil habitantes, é assegurada por uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde. Atualmente a equipa é constituída por um médico e quatro enfermeiros a tempo inteiro e por um assistente social, um farmacêutico e um nutricionista, a tempo parcial.

A funcionar 24 horas por dia, 365 dias por ano, a hospitalização domiciliária garante o mesmo nível de qualidade e segurança na prestação de cuidados ao doente que o internamento convencional.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Médio Tejo – http://www.chmt.min-saude.pt/