China | Coronavírus

29/01/2020

Processo preparatório da repatriação, para breve, dos nacionais residentes em Wuhan

O Governo português, no quadro dos mecanismos de cooperação e solidariedade europeias, confirma que está em curso o processo preparatório da repatriação, para breve, dos nacionais residentes em Wuhan que manifestaram vontade de regressar ao nosso país, de acordo com comunicado conjunto dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Administração Interna e da Saúde.

Esta operação envolve os serviços consulares, de proteção civil e de saúde do Estado português, em consonância com os protocolos internacionais definidos, e será executada em coordenação com as autoridades chinesas e com o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Os contornos específicos desta ação serão anunciados oportunamente.

Lisboa, 29 de janeiro de 2020


Coronavírus | Eventual epidemia em Portugal

29/01/2020

Hospitais preparados para lidar com eventual epidemia, declara Ministra da Saúde

A Ministra da Saúde, Marta Temido, assegurou ontem, dia 28 de janeiro de 2019, que os hospitais portugueses estão preparados para lidar com uma eventual epidemia de coronavírus e que a situação está a ser tratada de forma «tranquila, mas rigorosa».

«Se houver alguma situação que ultrapasse aquilo que estamos agora a preparar temos dispositivos que nos permitem responder a todas as necessidades», afirmou a Ministra em declarações a jornalistas, em Sintra, à margem da 1.ª Reunião Ordinária 2020 do Conselho Estratégico Empresarial de Sintra, subordinada ao tema «Investimentos na área da Saúde em Sintra».

«Temos acompanhado a evolução da situação com tranquilidade, mas com grande rigor e seguindo sempre com muito cuidado aquilo que são as diretrizes internacionais. Essa é a melhor forma de nos proteger a todos», sublinhou.

Governo português quer retirar portugueses retidos em Wuhan

Relativamente à retirada dos portugueses da cidade chinesa de Wuhan, onde teve origem o surto do novo vírus, que provoca pneumonias, Marta Temido explicou que aquilo que as autoridades farão à chegada «é a aplicação dos protocolos que estão definidos pela Organização Mundial da Saúde».

«É necessário avaliar se as pessoas embarcam já num contexto de algum sintoma, se durante o voo acontece algum sintoma ou se à chegada há algum sintoma. Aquilo que iremos fazer a aplicação rigorosa dos protocolos», reiterou.

O Governo português quer retirar por via aérea os portugueses retidos em Wuhan, cidade que, entretanto, foi colocada em quarentena.

Num comunicado dirigido aos cerca de 20 cidadãos nacionais que residem na cidade, a embaixada portuguesa esclareceu na segunda-feira que iniciou «de imediato todos os passos» para proceder à retirada, recorrendo a um avião civil fretado, que leve estes portugueses «diretamente para Portugal».

Os sintomas associados à infeção causada pelo coronavírus com o nome provisório de 2019-nCoV são mais intensos do que uma gripe e incluem febre, dor, mal-estar geral e dificuldades respiratórias, como falta de ar.

Fonte: Lusa