Instituto Ricardo Jorge assina protocolo com Município de Loures para intervenção na área do VIH/SIDA

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge assina protocolo com Município de Loures para intervenção na área do VIH/SIDA

30-01-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge assinou, dia 27 de janeiro, um protocolo com o Município de Loures com vista a implementação neste concelho do Projeto “Fast Track Cities – cidades na via rápida para acabar com a epidemia do VIH”. Este Projeto tem como objetivo acelerar a resposta ao VIH nas grandes cidades e atingir, até 2020, as metas 90-90-90, propostas na Declaração de Paris.

Subscrito por mais seis parceiros além do Município de Loures e do Instituto Ricardo Jorge, o protocolo celebrado define os moldes gerais de implementação conjunta do Projeto, bem como os termos e condições de colaboração entre as partes. O Instituto Ricardo Jorge será responsável pela disponibilização sistemática de dados epidemiológicos relativos à infeção por VIH e SIDA em Loures e por colaborar na criação de um sistema de monitorização que permita realizar o controlo do progresso da implementação do Projeto.

A infeção por VIH/SIDA constitui um importante problema de saúde pública na Europa e em Portugal. Uma das questões prementes que se verifica e importa dar especial atenção prende-se com o facto de a incidência do VIH nas grandes cidades ser muito superior quando comparada com outras áreas do país, sendo que o número de novos casos de VIH nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto representa cerca de dois terços do número de novas infeções em Portugal.

Loures já tinha subscrito a Declaração de Paris, em outubro de 2018, conjuntamente com os municípios de Almada, Amadora, Odivelas, Oeiras, Sintra e Portimão, juntando-se à iniciativa internacional da qual já faziam parte Cascais, Lisboa e Porto. A Declaração de Paris pretende acabar com a epidemia da SIDA nos municípios aderentes e enfrentar, de uma forma mais eficiente, as causas do risco, das vulnerabilidades e da transmissão do VIH/SIDA.

Atendendo ao papel relevante na resposta à infeção pelo VIH, as cidades encontram-se em posição privilegiada para liderar as ações, acelerando a resposta ao VIH e atingir as metas 90-90-90: 90% das pessoas que vivem com VIH diagnosticadas; 90% das pessoas diagnosticadas em tratamento; 90% das pessoas em tratamento com carga viral indetetável. O projeto internacional “Fast-Track Cities” foi lançado no Dia Mundial da SIDA, em Paris, em 2014.

A iniciativa consiste numa rede de parceria mundial das cidades com elevada carga de VIH com quatro principais entidades (Associação Internacional de Prestadores de Cuidados no âmbito da SIDA, Programa Conjunto das Nações Unidas para o VIH/SIDA, Programa específico das Nações Unidas para a Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável e a cidade de Paris) e com outros parceiros técnicos locais, nacionais e internacionais responsáveis pela sua execução.