Fast Track Cities: INSA e Loures assinam protocolo para intervenção na área do VIH/SIDA

31/01/2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) assinou, dia 27 de janeiro, um protocolo com o município de Loures com vista a implementação neste concelho do projeto «Fast Track Cities – cidades na via rápida para acabar com a epidemia do VIH».

Este projeto tem como objetivo acelerar a resposta ao VIH nas grandes cidades e atingir, até 2020, as metas 90-90-90, propostas na Declaração de Paris.

Subscrito por mais seis parceiros além do município de Loures e do INSA, o protocolo celebrado define os moldes gerais de implementação conjunta do projeto, bem como os termos e condições de colaboração entre as partes.

O INSA será responsável pela disponibilização sistemática de dados epidemiológicos relativos à infeção por VIH e SIDA em Loures e por colaborar na criação de um sistema de monitorização que permita realizar o controlo do progresso da implementação do projeto.

A infeção por VIH/SIDA constitui um importante problema de saúde pública na Europa e em Portugal. Uma das questões prementes que se verifica e importa dar especial atenção prende-se com o facto de a incidência do VIH nas grandes cidades ser muito superior quando comparada com outras áreas do país, sendo que o número de novos casos de VIH nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto representa cerca de dois terços do número de novas infeções em Portugal.

Loures já tinha subscrito a Declaração de Paris, em outubro de 2018, conjuntamente com os municípios de Almada, Amadora, Odivelas, Oeiras, Sintra e Portimão, juntando-se à iniciativa internacional da qual já faziam parte Cascais, Lisboa e Porto. A Declaração de Paris pretende acabar com a epidemia da SIDA nos municípios aderentes e enfrentar, de uma forma mais eficiente, as causas do risco, das vulnerabilidades e da transmissão do VIH/SIDA.

Atendendo ao papel relevante na resposta à infeção pelo VIH, as cidades encontram-se em posição privilegiada para liderar as ações, acelerando a resposta ao VIH e atingir as metas 90-90-90: 90% das pessoas que vivem com VIH diagnosticadas; 90% das pessoas diagnosticadas em tratamento; 90% das pessoas em tratamento com carga viral indetetável.

Para saber mais, consulte:

INSA  > Notícias