Coronavírus: nova norma DGS e atualizações mais recentes

Atualização de 03/02/2020 | 11:20 – Novo Coronavírus (2019-nCoV): Resultados das análises aos cidadãos repatriados

Atualização de 03/02/2020 | 11:20 - Novo Coronavírus (2019-nCoV): Resultados das análises aos cidadã

Comunicado da Diretora-Geral da Saúde com informação atualizada a 03/02/2020 | 11:20 sobre o novo Coronavírus (2019-nCoV): Resultados das análises aos cidadãos repatriados


Orientação nº 004/2020 de 01/02/2020

Orientação nº 004/2020 de 01/02/2020

Infeção por novo Coronavírus (2019-nCoV). Procedimentos de vigilância de aeroportos e viajantes por via aérea


Coronavírus

03/02/2020
pessoas na rua saude

Análises aos cidadãos repatriados por Portugal com resultado negativo

As análises aos cidadãos repatriados por Portugal que chegaram a Lisboa no domingo, dia 2 de fevereiro, deram negativo ao novo coronavírus, informou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

«A DGS informa que os testes laboratoriais realizados pelo INSA [Instituto Ricardo Jorge] foram todos negativos», indica a nota, referindo que os cidadãos «vão continuar a ser acompanhados por dois médicos da Sanidade Internacional, que vão garantir a vigilância ativa duas vezes por dia e estarão sempre disponíveis para contacto».

Os 20 cidadãos repatriados, 18 portugueses e dois brasileiros, foram instalados em instituições dedicadas para o efeito no Hospital Pulido Valente (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte) e no Parque da Saúde de Lisboa, onde irão permanecer em isolamento profilático durante 14 dias.

Para saber mais, consulte:

DGS > Comunicado


Coronavírus | Instituto Pasteur

03/02/2020

Instituto isola novo coronavírus e produz estirpes a pensar em vacina

Cientistas do Instituto Pasteur, em França, conseguiram isolar e produzir em laboratório estirpes do novo coronavírus identificado na China, um feito divulgado na sexta-feira, dia 31 de janeiro, como um avanço europeu na investigação de uma vacina e de um tratamento contra este vírus.

Anteriormente, equipas chinesas e australianas também tinham isolado estirpes do novo coronavírus (família de vírus) que, na China, onde foi detetado em dezembro.

Contudo, é a primeira vez que na Europa é feita tal experiência com o novo coronavírus, que os investigadores dizem ser difícil de isolar.

Os cientistas do Instituto Pasteur recolheram amostras do coronavírus (2019-nCoV) de doentes franceses e inocularam-no em células já conhecidas para permitir a multiplicação de coronavírus similares.

Em duas das amostras, retiradas do mesmo doente, uma boa parte das células foi destruída pelo coronavírus.

A produção em laboratório do ‘2019-nCoV’ torna-o, assim, «disponível para a investigação», refere o Instituto Pasteur.

De acordo com o instituto, as culturas do coronavírus poderão ser testadas e manipuladas com substâncias antivirais conhecidas ou novas (que possam ser candidatas a uma vacina).

Os investigadores podem ainda estudar como se comporta o novo coronavírus e, desta forma, identificar as suas fragilidades, que permitam «desenvolver estratégias terapêuticas».

A análise dos anticorpos presentes nas pessoas infetadas pelo ‘2019-nCoV’ possibilitará também avançar com um teste serológico adaptado à despistagem da infeção a uma escala maior.

O teste permitirá saber, entre as pessoas que contactaram com o novo coronavírus, qual a proporção que pode ser infetada sem desenvolver sintomas, o que, para o Instituto Pasteur, facultará «dados mais precisos sobre a capacidade de transmissão deste vírus».

O vírus é tão novo e diferente que precisa da sua própria vacina, diz a OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) avisou que as vacinas contra a pneumonia atualmente existentes não protegem contra o novo coronavírus detetado na China e que motivou a recente declaração de emergência em Saúde Pública a nível global.

«O vírus é tão novo e diferente que precisa da sua própria vacina», refere a OMS numa publicação informativa feita nas redes sociais, na qual acrescenta que a comunidade científica já está a tentar encontrar uma vacina específica.

Assim, a OMS esclarece que as vacinas contra a pneumonia existentes no mercado ou nos programas nacionais de vacinação não protegem contra o novo coronavírus, o qual provoca pneumonias virais.

Fonte: Lusa


Vírus | «Isolamento profilático»

03/02/2020

Vinte repatriados em isolamento no Hospital Pulido Valente

A Ministra da Saúde afirmou no domingo, dia 2 de fevereiro,  que as 20 pessoas retiradas da China que chegaram a Lisboa vão ficar em isolamento e fazer análises para despistar o novo coronavírus, cujos resultados serão apresentados «nas próximas horas».

Em conferência de imprensa no edifício sede do Ministério da Saúde, Marta Temido, informou que as análises serão feitas pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e adiantou que todos os repatriados concordaram em seguir o protocolo do «isolamento profilático», para o qual existem 13 quartos no Hospital Pulido Valente, integrado no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, e 10 no Parque da Saúde de Lisboa.

A Ministra realçou que, «à partida, essas pessoas não estão doentes» com o novo coronavírus que começou a propagar-se a partir da China, em dezembro.

Durante os 14 dias que passarão em isolamento, os 20 repatriados – que incluem dois diplomatas portugueses em serviço na China e duas cidadãs brasileiras – serão visitados duas vezes por dia por uma equipa de sanidade internacional, composta por dois médicos de saúde pública.

Durante o mesmo período, não poderão receber visitas, mesmo que controladas.

A Direção-Geral da Saúde fará um boletim clínico diário do grupo e o Ministério da Saúde realizará uma conferência de imprensa diária para dar conta da evolução da situação.

A conferência de imprensa contou também com a participação do Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Teresa Ribeiro, do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa, Jorge Seguro Sanches, do Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.

No avião de transporte C-130 da Força Aérea Portuguesa, as pessoas que decidiram sair de Wuhan, epicentro do contágio do coronavírus, foram acompanhadas por oito tripulantes e oito profissionais de saúde, incluindo uma equipa de sanidade internacional.

Recorda-se que Organização Mundial da Saúde declarou, na quinta-feira, dia 30 de janeiro de 2020, uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional (PHEIC, na sigla inglesa) por causa do surto.