CHBM avalia desempenho de 2019

19/02/2020

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) atingiu resultados muito positivos em 2019, ano em que a Instituição comemorou o seu 10.º aniversário, tendo registado um crescimento nas principais linhas de atividade assistencial e melhorado consequentemente a acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde prestados.

Na área cirúrgica (que inclui a cirurgia programada, de ambulatório e urgente) foram intervencionados 8.189 doentes em 2019, mais 8,4% do que no ano anterior. Na cirurgia programada o aumento foi de 6,1%, enquanto que na cirurgia de ambulatório a subida cifrou-se em 15,3%, ambos os resultados foram os melhores dos últimos 10 anos.

Em 2019 o CHBM realizou 183.742 consultas médicas, mais 5,6% do que no ano anterior, sendo que nas primeiras consultas o aumento foi de 9,7%, com 46.881 consultas médicas realizadas. Ambos os resultados atingidos foram também os melhores da última década, ou seja, desde a criação do CHBM.

A atividade realizada em 2019 contribuiu para melhorar a acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde prestados pelo CHBM, nomeadamente nas áreas da cirurgia e da consulta, onde se têm reduzido os tempos médios de espera, cumprindo desta forma os Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG) estabelecidos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com o CHBM, o ano de 2019 fica ainda marcado pelos vários investimentos realizados ou em curso, dos quais se destacam as obras de requalificação da Unidade de Técnicas Endoscópicas; a intervenção no Campus Hospitalar do Barreiro; e o início do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), com o qual se prevê poupar cerca de 300.000€/ano nos gastos com consumo energia.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Barreiro Montijo – http://www.chbm.min-saude.pt/