Prémio Príncipe Mahidol

Prémio Príncipe Mahidol

O Prémio Príncipe Mahidol, criado em 1992 em celebração do centenário nascimento do Príncipe Mahidol de Songkla, tem como objetivo premiar pessoas ou instituições que tenham contribuído de forma relevante para o avanço dos serviços médicos e de saúde pública e humana no Mundo. São normalmente atribuídos dois prémios anualmente, um na área da medicina e outro na área da saúde pública, no valor 100 mil dólares cada, sendo a respetiva seleção feita por um comité constituído por cientistas e peritos de saúde pública de renome internacional.

Os premiados em 2019 foram selecionados de entre 66 nomeados, oriundos de 35 países, tendo sido selecionados os seguintes vencedores:

  • no campo medicina, Professor Dr. Ralf F.W. Bartenschlager, da República Federal Alemanha, pelo seu trabalho de investigação quanto ao ciclo de vida da Hepatite C, o qual serviu de base ao desenvolvimento de antivirais efetivos, seguros e específicos (chamados DDA – Direct Act Antiviral)  que conduziram descoberta cura para esta doença, salvando milhões de pessoas;
  • no campo da saúde pública, Professor David Mabey, do Reino Unido, pelos seus estudos e trabalho sobre o controlo e a eliminação, ao longo de mais de 30 anos, das infeções oculares;

Este ano decorreu ainda a conferência internacional Prince Mahidol Award, sobre grandes temas de medicina e de saúde pública da atualidade.

A Conferência de 2020, cujo sítio na internet é http://www.pmaconference.mahidol.ac.th/site, reuniu mais de 1000 participantes originários de 70 países, tendo sido este ano dedicada ao tema Accelerating Progress Towards Universal Health Coverage. Aproveitou-se para, no atual contexto, debater a importância dos países desenvolverem um sistema de saúde com cobertura universal, acessível a todos, sem descriminação, e analisando, entre outras questões, o seu financiamento, ou desafios e possíveis soluções para um sistema de saúde mais eficaz.

A divulgação deste prémio tem como finalidade, ainda, promover possíveis apresentações de candidaturas portuguesas aos prémios Príncipe Mahidol de 2020.