ARS Centro alarga resposta em Saúde Oral

02/03/2020

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) acaba de alargar a resposta em Saúde Oral com a entrada em funcionamento da consulta de medicina dentária no Centro de Saúde de Cantanhede.

Destinado à população do concelho, o novo consultório dentário surge no âmbito do Programa “Saúde Oral para Todos”, criado pelo Ministério da Saúde, que visa a implementação de consultas de Saúde Oral nos cuidados de saúde primários.

A nova consulta em funcionamento no Centro de Saúde de Cantanhede recebe utentes referenciados pelo médico de família, sendo prioritários os doentes portadores de diabetes, neoplasias, patologia cardíaca ou respiratória crónica, insuficiência renal em hemodiálise ou diálise peritoneal e os transplantados.

A ARSC tem já consultas de Saúde Oral em Coimbra, Carregal do Sal, Proença-a-Nova, Ovar, Sta. Comba Dão, Viseu e Vouzela, prevendo-se, no primeiro trimestre de 2020, a entrada em funcionamento de mais dois novos gabinetes.

Recorde-se, a propósito, que a ARSC celebrou acordos com mais 17 municípios para a criação destas consultas, de forma a melhorar a capacidade de resposta nos Cuidados de Saúde Primários. A criação das consultas de medicina dentária a nível dos cuidados de saúde primários arrancou em 2016, de forma faseada, através do desenvolvimento de experiências-piloto que foram sendo alargadas a todas as regiões do país com bons resultados.