Visita ao Centro de Contacto SNS 24

Capacidade tem vindo a ser reforçada, até 150 enfermeiros a atenderem chamadas em simultâneo, para ampliar a resposta devido ao aumento de chamadas dos utentes.

O Primeiro-Ministro, António Costa, acompanhado pela Ministra da Saúde, Marta Temido, pelo Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e pelo presidente do conselho de administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, visitou estar tarde o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde. «O SNS 24 está a cumprir a sua missão e atingiu ontem o recorde de solicitações, sendo previsível que volte a superar este recorde no final do dia de hoje», sublinhou o governante.

Para dar resposta ao aumento da procura devido ao Covid-19, o SNS 24 reforçou o atendimento com mais 100 profissionais. O Centro de Atendimento do SNS tem disponíveis 1.000 enfermeiros que trabalham por escalas. Destes, e em momentos de pico, o centro de contacto conta com 130 profissionais a atenderem chamadas em simultâneo. Adicionalmente, e consoante a necessidade, a capacidade pode aumentar até 150 enfermeiros a atenderem chamadas em simultâneo.

Até ao momento, e desde o passado dia 25 de janeiro, o Centro de Contacto SNS 24 recebeu já mais de 5.300 chamadas para esclarecimento de dúvidas especificamente sobre o Covid-19. Registou mais de 57.200 chamadas de triagem em que foram ativados os algoritmos possíveis de despiste de COVID-19 (tosse, problemas na orofaringe, síndrome gripal, problemas respiratórios, alteração da temperatura, problema por asma/pieira), das quais menos de 200 foram encaminhadas para a Linha de Apoio ao Médico para decisão de validação médica.

«O SNS24 está a cumprir a sua missão», sublinhou o Primeiro-Ministro.