Gabinete de Segurança para a Prevenção e o Combate à Violência contra os Profissionais de Saúde inicia funções

O Gabinete de Segurança para a Prevenção e o Combate à Violência contra os Profissionais de Saúde, coordenado por Sérgio Manuel Vaz Barata, subintendente da Polícia de Segurança Pública, já entrou em funções.

Como o objetivo de avaliar e gerir as condições de segurança e fatores que potenciem fenómenos de violência contra profissionais de saúde, o Gabinete de Segurança encontra-se a funcionar, desde o dia 2 de março, no edifício do Ministério da Saúde, em Lisboa.

O gabinete vai também aplicar medidas de segurança, no que respeita a instalações, equipamentos e estruturas nas unidades de saúde.

A nova estrutura terá de fazer um levantamento dos locais e características físicas do ponto de vista da segurança, detetando fatores de risco para a ocorrência de situações de violência.

Depois de um primeiro mandato de três anos, será feita uma avaliação dos objetivos alcançados, visando uma integração em estrutura do Ministério da Saúde.

Para saber mais, consulte:

Despacho n.º 2738/2020 – Diário da República n.º 42/2020, Série II de 2020-02-28
Administração Interna e Saúde – Gabinetes do Ministro da Administração Interna e da Ministra da Saúde
Designa como coordenador do Gabinete de Segurança para a Prevenção e o Combate à Violência contra os Profissionais de Saúde o subintendente NM/148124, Sérgio Manuel Vaz Barata
Despacho n.º 2102/2020 – Diário da República n.º 31/2020, Série II de 2020-02-13
Administração Interna e Saúde – Gabinetes do Ministro da Administração Interna e da Ministra da Saúde
Cria o Gabinete de Segurança para a Prevenção e o Combate à Violência contra os Profissionais de Saúde, abreviadamente designado Gabinete de Segurança, que funciona junto do Ministério da Saúde