CODU | Atendimento em 2019: INEM encaminhou 71.157 chamadas para o SNS24

09/03/2020

Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) transferiram no ano de 2019, 71.157 chamadas para o Centro de Contacto SNS24, o que representa uma média diária de 195 chamadas por dia que foram consideradas não urgentes e um aumento de 4,3% face a 2018.

Com o objetivo de proporcionar a melhoria da qualidade de atendimento, através da otimização dos recursos existentes no Serviço Nacional de Saúde, e garantir a acessibilidade do(a) utente ao organismo mais competente para prestar o serviço pretendido em cada momento, o INEM transfere para o Centro de acontacto do SNS24 um conjunto de chamadas classificadas como não emergentes/urgentes.

Este procedimento permite que todas as chamadas tenham o acompanhamento devido e, de igual forma, concentrar os recursos do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) nas situações efetivamente graves.

Para permitir que os recursos sejam alocados onde são necessários é fundamental a colaboração de todos os que contactam o INEM através do Número Europeu de Emergência -112, respondendo a todas as questões que são colocadas pelos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (TEPH) do CODU.

Colabore com o INEM. Em caso de emergência ligue 112. Juntos, podemos salvar vidas!

Para saber mais, consulte:

Instituto Nacional de Emergência Médica – https://www.inem.pt/