Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 26/03/2020: Relatório de Situação, Normas DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 024 | 26/03/2020

Relatório de Situação nº 024 | 26/03/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL


Informação nº 008/2020 de 26/03/2020

Informação nº 008/2020 de 26/03/2020

Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil e epidemia de Covid-19


Norma nº 005/2020 de 26/03/2020

Norma nº 005/2020 de 26/03/2020

COVID-19: FASE DE MITIGAÇÃO – Resposta em Medicina Intensiva


Medidas excecionais no âmbito da realização de Ensaios Clínicos durante o período de risco para a saúde pública (COVID-19) – Infarmed

Alertas_Notícias - In vitro_Lab

26 mar 2020

Na sequência de emergência de Saúde Pública de âmbito Internacional, declarada pela Organização Mundial de Saúde em 30/01/2020 para a infeção por SARS-CoV-2 (novo coronavírus 2019), e no que se refere à realização de ensaios clínicos em Portugal, o INFARMED, I.P. admite que promotores, centros de ensaio clínico e equipas de investigação considerem necessária a introdução de alterações aos termos aprovados na Autorização de Ensaio Clínico, no sentido de acautelar a segurança, proteção e os direitos dos participantes em ensaios clínicos.

documento completo pode ser consultado na área COVID-19 e na área Ensaios Clínicos.


Covid-19 | Saúde Infantil e Juvenil

26/03/2020

DGS divulga informação sobre consultas de vigilância, rastreio e vacinação

A Direção-Geral da Saúde (DGS), perante a implementação de medidas excecionais pelas instituições de saúde, no sentido de adiar os serviços não urgentes, com o objetivo de conter a Pandemia de COVID-19, divulga hoje uma informação com a indicação que não devem ser adiados os seguintes procedimentos:

• A realização do rastreio ao recém-nascido previsto no Programa Nacional do Rastreio Neonatal (“teste do pezinho”);
• As consultas de vigilância de saúde infantil e juvenil;
• O cumprimento do Programa Nacional de Vacinação.

A informação da DGS reforça ainda as medidas aconselhadas para evitar o contágio das crianças e da família que se deslocam ao serviço de saúde:

• Programar a deslocação com a família, harmonizar o horário de consulta e da vacinação;
• Cada criança deverá ser acompanhada por um só cuidador;
• Evitar acumulações em sala de espera de utentes, cumprindo as regras de distanciamento social e de higienização pessoal emanadas das orientações da DGS;
• Retirar brinquedos e material didático dos espaços comuns que possam constituir fonte de transmissão;
• Respeitar as normas de controle de infeção recomendadas para o COVID-19, incluindo limpeza e desinfeção frequente das superfícies e do mobiliário da sala de espera.

Para mais informações, consulte:

DGS Informação nº 008/2020 de 26/03/2020 > Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil e epidemia de Covid-19


Covid-19 | Psiquiatria do CHUC

26/03/2020

Hospitais de Coimbra disponibilizam apoio psicoemocional aos profissionais e cidadãos da região

Estando neste momento a evoluir o plano de intervenção em Saúde Pública no que concerne ao Covid – 19, a Unidade de Psicologia Clínica e o Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria (CRI) do CHUC agilizaram e planearam uma intervenção psico-emocional de suporte aos profissionais e à população em geral, de forma a diminuir o impacto, a angústia e o desespero decorrente da doença, do confinamento de algumas dessas pessoas e da dificuldade em lidar com algumas instruções mais restritivas de protecção na comunidade.

O apoio foi concretizado na criação de duas linhas telefónicas de “Apoio Psico-Emocional”: uma linha com “indicações precisas para os profissionais do CHUC, com necessidade de suporte emocional, e que se destina a todos os profissionais que necessitem de ajuda psico-emocional”.

Foi activada uma outra linha que está disponível entre as 9 e as 23 horas, diariamente, para os doentes com Covid-19 e seus familiares, pessoas em vigilância e população em geral, através do contacto de telemóvel: 969 325 220.

Atento à complexidade da presente epidemia e o reflexo que se poderá traduzir no equilíbrio emocional da população, o CRI de Psiquiatria do CHUC desenvolveu estas respostas de apoio, visando, entre outros, os seguintes objectivos: ajudar as pessoas para que lidem com os sentimentos de angústia, desespero, tensão, revolta e tristeza.

No comunicado, o CRI de Psiquiatria adianta ainda que as consultas agendadas dos doentes seguidos nas consultas de psiquiatria ficaram sem efeito, com o psiquiatra assistente a promover o contacto telefónico com o utente (consulta não presencial). As consultas vão ser remarcadas após este período de contingência.

O CRI de Psiquiatria informa ainda que caso o doente não tenha medicação suficiente ou necessite de entrar em contacto com um médico para qualquer problema que envolva a sua saúde mental deve fazê-lo pelo endereço eletrónico (consulta.scid@chuc.min-saude.pt) ou pelo telefone 239796485, entre as 10 e as 17 horas.

Visite:

CHUC > https://www.chuc.min-saude.pt/


Covid-19 | Fase de mitigação

26/03/2020

Fase de mitigação entrou hoje em vigor em Portugal

A fase de mitigação da pandemia da covid-19 entrou hoje em vigor em Portugal, por determinação da Direção-Geral da Saúde (DGS), envolvendo todo o sistema de saúde, público e privado.

A preparação dos hospitais e centros de saúde para a covid-19 está definida numa norma que estabelece o modelo de abordagem da pessoa com suspeita de infeção ou com infeção, durante a despistagem, o encaminhamento e o tratamento dos casos.

A fase de mitigação é a terceira e a mais grave fase de resposta à doença covid-19 e é ativada quando há transmissão local, em ambiente fechado, e/ou transmissão comunitária.

A resposta é focada na atenuação dos efeitos da doença e na diminuição da sua propagação, minimizando nomeadamente a mortalidade associada.

Modelo de abordagem ao doente

Nesta fase, os doentes ligeiros ficam em casa, os moderados vão aos centros de saúde, os graves, mas não críticos, são encaminhados para os hospitais e os críticos são internados.

Centros de saúde e hospitais terão de dispor de áreas dedicadas à doença covid-19.

Nos hospitais com serviços de pediatria, «poderá ser adequado a reorganização dos serviços» para «dedicar unidades hospitalares exclusivamente ao tratamento de doentes com Covid-19 em idade pediátrica, após ser esgotada a capacidade de resposta dos hospitais de referência identificados para o tratamento dos doentes Covid-19 em idade pediátrica».

Testes de despistagem

De acordo com a norma para a fase de mitigação, fazem testes de despistagem à covid-19 as pessoas com suspeita de infeção, isto é, que apresentam sintomas como febre, tosse persistente ou tosse crónica agravada e dificuldade respiratória.

Contudo, em caso de não ser possível testar toda a gente com suspeita de covid-19, a DGS definiu uma cadeia prioritária:

  • Primeiro, são os doentes com critérios de internamento hospitalar;
  • Segundo, os recém-nascidos e as grávidas;
  • Terceiro, os profissionais de saúde com sintomas.

Seguem-se os doentes com comorbidades (como asmáticos, insuficientes cardíacos, diabéticos, doentes hepáticos ou renais crónicos, pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica e doentes com cancro) ou pessoas com imunidade mais frágil; e as pessoas em situação de maior vulnerabilidade, como residentes em lares ou que estão em unidades de convalescença.

Por último, são testadas as pessoas em contacto próximo com estes doentes.

Ponto de situação

Portugal regista hoje 60 mortes associadas à covid-19, mais 17 do que na quarta-feira, e 3.544 casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde

O relatório da situação epidemiológica em Portugal, com dados atualizados até às 24 horas de quarta-feira, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (28), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (18), da região Centro (13) e do Algarve (1).

Desde o dia 1 de janeiro, existem 22.257 casos suspeitos, dos quais 2.145 aguardam resultado laboratorial.

Há 16.568 casos que não se confirmaram e 43 doentes que já recuperaram. Em vigilância pelas autoridades de saúde estão 14.994 casos.

A fase de mitigação é a terceira e a mais grave fase de resposta à doença Covid-19 e é ativada quando há transmissão local, em ambiente fechado, e/ou transmissão comunitária.

Em, Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 2 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 2 de abril.

Além disso, o Governo declarou, no dia 17, o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Para saber mais, consulte:


Covid-19 | CHUSJ reforça resposta

26/03/2020

Hospital São João tem a funcionar nova área com serviços dedicados a casos de Covid-19

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, tem a funcionar desde terça-feira em contentores, instalados junto ao hospital de campanha, serviços dedicados exclusivamente a casos de covid-19, adiantou hoje à Lusa fonte oficial da unidade de saúde.

Os contentores, que começaram a ser montados há cerca de duas semanas, são uma “nova resposta” à pandemia da covid-19 e integram-se naquele que é um “plano mais vasto de previsão e contínua antecipação da dinâmica da progressão desta”, referiu a fonte.

“Nesta nova fase, o CHUSJ tem assistido a um aumento da procura, especialmente com quadro clínico mais severo, o que justificou a abertura nesta semana desta nova resposta”, vincou.

Esta nova área destina-se a doentes moderados com suspeita de infeção pelo novo coronavírus e tem gases medicinais e um equipamento de radiografia digital, complementando o trabalho feito no hospital de campanha do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Além dos contentores, a unidade hospitalar está a instalar um novo equipamento de TAC de 32 coortes, junto à área de doentes graves do serviço de urgência, que deverá estar operacional no próximo sábado e que permitirá uma “informação imagiológica bastante exigente para os casos complexos”, disse à Lusa o Diretor do Serviço de Radiologia.

Este TAC, tratando-se de uma resposta “inovadora” a doentes covid-19, vai possibilitar um diagnóstico, uma estratificação do risco e uma intervenção mais precoce e mais efetiva, sublinhou António Madureira.

Outra das vantagens assenta no facto dos doentes suspeitos não terem de entrar no espaço físico do hospital e “misturar-se” com os outros pacientes, a aguardar no serviço de urgência por outras patologias, frisou.

Fonte: Lusa

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias


Covid-19 |Novas unidades de rastreio

26/03/2020

Cinco áreas de despistagem a partir de segunda-feira no ACES da Lezíria do Tejo

As cinco áreas dedicadas a despistagem da covid-19 (ADC) na Lezíria do Tejo devem entrar em funcionamento na próxima segunda-feira, sendo os testes realizados em dois laboratórios convencionados situados em Santarém, informou o Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria.

De acordo com Carlos Ferreira, começaram a chegar na terça-feira os equipamentos de proteção individual e o reforço esperado na quinta-feira permitirá a entrada em funcionamento das cinco ADC que vão funcionar na área abrangida pelo ACES da Lezíria – Almeirim, Cartaxo, Coruche, Rio Maior e Santarém.

Carlos Ferreira afirmou que as ADC vão atender pessoas que ali se dirijam por sua iniciativa, por suspeitarem ter sintomas da covid-19, enviadas pela Saúde 24, pelos médicos de família e pela Linha de Apoio ao Médico.
Em cada uma estará uma equipa constituída por dois médicos, dois enfermeiros, um assistente técnico e auxiliares de limpeza.

A ADC de Santarém vai funcionar na zona onde habitualmente se realiza o atendimento complementar ao fim de semana, na unidade de S. Nicolau, numa zona distinta da Unidade de Saúde Familiar de S. Domingos e da Unidade de Cuidados Continuados, funcionando das 8 às 20 horas, nos dias úteis, e das 9 às 14 horas, nos fins de semana e feriados.

Com o mesmo horário vai funcionar a ADC que vai ser instalada numa ala autónoma do Centro de Saúde do Cartaxo, separada da Unidade de Saúde Familiar.

Também as áreas dedicadas à Covid-19 nos centros de saúde de Rio Maior, Almeirim e Coruche funcionarão em espaços autónomos, o primeiro no horário 8 às 19 horas durante a semana e 9 às 14 horas nos restantes dias, o segundo apenas aos dias úteis das 8 às 20 horas e o terceiro das 8 às 20 horas nos sete dias da semana, acrescentou.

Os espaços destinados para este fim “têm todas as condições” para funcionar e cumprir as regras de segurança, assegurou.

O ACES da Lezíria abrange os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém, num total de cerca de 200.000 utentes.

Fonte: Lusa

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – http://www.arslvt.min-saude.pt


Covid-19 | Linha Verde de apoio ao cidadão – CHUC

26/03/2020

Hospitais de Coimbra disponibilizam linha de apoio ao cidadão da região

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) disponibiliza uma Linha Verde de Apoio à Covid-19, que está disponível todos os dias das 8 às 23 horas, através do número 966274735.

A linha destina-se a informar, tirar dúvidas e esclarecer procedimentos de atuação aos cidadãos da região.

A Linha Verde funciona desde o início da semana e tem momentos em que é muito procurada, podendo, em alguns casos, efetuar o encaminhamento de situações.

Poderá também entrar em contacto através do email: sec.covid19@chuc.min-saude.pt

Visite:

CHUC > https://www.chuc.min-saude.pt/


Covid-19 | Medicamentos através da internet

26/03/2020

Infarmed alerta consumidores para perigo de aquisição de medicamentos através da internet

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde alerta para a possibilidade da existência de medicamentos falsificados na internet no âmbito da pandemia de Covid-19 e apelou aos consumidores para comprarem apenas em sites autorizados.

Através de uma nova infografia disponibilizada no site, o Infarmed sublinha que os medicamentos falsificados podem causar graves problemas de saúde.

os medicamentos falsificados podem causar graves problemas de saúde.

A Autoridade de Saúde reforça que apenas se devem comprar fármacos nos sites das farmácias e em locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica autorizados.

Para adquirir medicamentos de forma segura, o Infarmed aconselha a verificar a autenticidade da página clicando no logótipo e confirmando se está registada em: www.infarmed.pt

Ainda não existem medicamentos autorizados para prevenir ou tratar a Covid-19. Se tiver sintomas para contacte a Linha SNS 24 (808 24 24 24).

Para saber mais, consulte:

Infarmed > Infografia sobre aquisição de medicamentos através da internet – COVID-19


Covid-19 | Fase mitigação ARSLVT

26/03/2020

Região de Lisboa e Vale do Tejo com 35 áreas exclusivas nos cuidados saúde primários

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) abre 35 unidades dedicadas à covid-19 nos cuidados de saúde primários, na sequência da entrada de Portugal hoje na fase de mitigação da pandemia.

A Administração Regional de Saúde explica que procedeu à reorganização dos recursos humanos e materiais nos cuidados de saúde primários em toda a região de Lisboa e Vale do Tejo, para criar estas 35 áreas dedicadas à doença provocada por um novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Estas áreas são reservadas a utentes com suspeitas de infeção pelo SARS-CoV-2, e são compostas por duas salas de observação, com áreas de receção, de espera e instalações sanitárias separadas dos doentes que não apresentem suspeitas de covid-19.

Cada uma destas unidades é constituída por médico, enfermeiro, assistente operacional, administrativo e equipa de limpeza.

Deverão acorrer, preferencialmente, a estas unidades as pessoas que apresentem sintomas respiratórios e que tenham contactado previamente com o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS24), através do n.º 808 24 24 24.

Para saber mais, consulte:

ARSLVT > Agrupamentos de centros de saúde com Áreas Dedicadas para avaliação e tratamento de doentes COVID-19