Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 31/03/2020: Relatório de Situação, Notícias

Relatório de Situação nº 029 | 31/03/2020

Relatório de Situação nº 029 | 31/03/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL



Comunicado de Imprensa Infarmed – Atualização sobre os tratamentos e vacinas que se encontram em desenvolvimento para a COVID-19

31 mar 2020

O INFARMED, I. P. encontra-se a acompanhar, a nível nacional, europeu e internacional, todos os dados relativos a potenciais medicamentos a serem considerados no tratamento da infeção por coronavírus, bem como potenciais vacinas neste contexto, tendo disponível, na sua pagina eletrónica, informação sobre este assunto.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla inglesa) divulga, através de um comunicado, iniciativas para o rápido desenvolvimento e aprovação de tratamentos seguros e eficazes, bem como de vacinas, para fazer face ao COVID-19.

Leia mais no Comunicado de Imprensa em anexo.


Cuidados alimentares e atividades para crianças em tempos de COVID-19

Cuidados alimentares e atividades para crianças em tempos de COVID-19

Alimentação saudável em casa

A rotina de milhares de crianças foi interrompida pela necessidade de evitar a propagação da COVID-19. Mais tempo de confinamento em casa, mais comida disponível a toda a hora e mais horas em frente ao ecrã podem potenciar o sedentarismo e o consumo de alimentos hipercalóricos de má qualidade nutricional. Nestas condições, o ganho de peso é uma possibilidade, não só para as crianças como para toda a família. Mas, também, podemos ver este momento como uma oportunidade para promover o consumo alimentar saudável no seio da família e promover a aquisição de competências de compra e confeção de refeições saudáveis que há muito podia estar adiada.

Estes são alguns dos motivos pelos quais, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável publica este breve manual destinado a todos aqueles que por estes dias têm crianças em casa.


Covid-19 | Uso de máscara

31/03/2020

OMS alerta novamente para risco de falsa segurança por uso de máscara

O uso de máscaras pode dar um falso sentimento de segurança e fazer esquecer outras medidas de prevenção contra o novo coronavírus, reiterou esta terça-feira, dia 31 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, afirmou hoje que «as pessoas com sintomas [da Covid-19] devem usar máscaras para proteger os outros, bem como as pessoas que cuidam de doentes e estão mais expostas ao vírus».

«O uso de máscara não garante por si só proteção se não for combinado com outras medidas. O problema é que as pessoas que usam máscara podem ter um falso sentimento de segurança e esquecer outros gestos essenciais, como lavar as mãos», acrescentou.

Além disso, se as máscaras não estiverem bem colocadas na cara, a pessoa pode ter a tendência de tocar com mais frequência na cara, sabendo-se que o coronavírus entra no organismo através das mucosas dos olhos, nariz e boca, indicou.

Uso de máscaras é indispensável para profissionais de saúde

A OMS reiterou assim uma posição que declara desde o início da pandemia, salientando que o uso de máscaras é indispensável para profissionais de saúde, que não podem trabalhar sem elas e enfrentam em muitos países problemas devido à escassez provocada pelo aumento da procura.

«As pessoas não devem fazer reservas de máscaras em suas casas», recomendou o porta-voz.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 791 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 38 mil.

Fonte: Lusa


Covid-19 | Microsite SICAD

31/03/2020
logo-sicad

Espaço visa apoiar cidadãos e profissionais que trabalham em CAD

O SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências criou um micrositededicado exclusivamente às questões relacionadas com a Covid-19, quevisa apoiar os cidadãos e profissionais que trabalham em comportamentos aditivos e dependências.

Neste espaço, que estará em atualização constante, poderá encontrar toda a informação para cidadãos e profissionais sobre os riscos do novo coronavírus, em comportamentos aditivos e dependências (CAD).

Para saber mais, consulte:

SICAD > Informação Covid-19 em CAD


Covid-19|Centro drive-thru no Alto Minho

31/03/2020

ULSAM disponibiliza primeiro centro de diagnóstico móvel no distrito

A ULSAM (Unidade Local de Saúde do Alto Minho) disponibiliza, em Viana do Castelo, o primeiro centro de diagnóstico móvel do distrito, destinado à recolha de exames para o Covid-19.

Nestes centros de modelo drive-thru, os pacientes referenciados deslocam-se dentro do seu veículo ao ponto de recolha sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo, assim, o risco de infeção em cada colheita.

A realização do teste só poderá ser feita através da prescrição pelo médico de Medicina Geral e Familiar do centro de saúde.

O laboratório é informado pelo médico do caso suspeito, sendo o doente agendado pelo laboratório. Após receber SMS, o doente desloca-se até ao ponto de recolha, de acordo com as orientações do laboratório. Os resultados do exame serão depois enviados diretamente ao doente, ao médico e às autoridades de saúde pública.

Este centro iniciou a sua atividade na segunda-feira, dia 30 de março, no Parque da Escola Superior de Saúde em Viana do Castelo e funciona todos os dias entre as 9 e as 17 horas.

A ULSAM prevê brevemente, ainda no decurso da próxima semana, disponibilizar mais dois centros de recolha de exames drive-thru, um em Ponte de Lima e outro em Valença.

Para saber mais, consulte:

ULSAM > Notícias


Covid-19 | Médio Tejo reforça resposta

31/03/2020

Entroncamento, Sardoal e Tomar com áreas dedicadas à Covid-19

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo já tem a funcionar três áreas dedicadas à Covid-19, denominadas Área Dedicada Covid-19 (ADC) – Comunitário, no Entroncamento, Sardoal e Tomar.

«Criámos e abrimos três ADC-Comunitários, estando o do Entroncamento (em espaço cedido pela autarquia) a funcionar desde quinta-feira, e os de Sardoal e Tomar (Sabacheira), desde ontem» (dia 30 de março, segunda-feira), todos os dias úteis das 8 às 20 horas, disse a Diretora Executiva do ACES Médio Tejo, Diana Leiria.

A dirigente explicou que estes espaços visam atender os utentes com suspeitas de poderem estar infetados com Covid-19.

Segundo a responsável, os ADC-Comunitários foram abertos na sequência da entrada de Portugal na fase de mitigação da pandemia de Covid-19 e estão «equipados com o material necessário para o seu funcionamento».

A diretora abordou ainda a forma como se processa a referenciação dos cidadãos para os ADC Comunitários, tendo referido que é considerado «suspeito de Covid-19» todo o «utente que desenvolva quadro respiratório agudo de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), ou febre (temperatura > = 38.0ºC), ou dispneia/ dificuldade respiratória», e que deve, neste quadro de sintomas, ligar para a Linha SNS24 (808 24 24 24).

«A Linha SNS24 poderá, ou não, reencaminhar para um ADC Comunitário», afirmou Diana Leira, tendo feito notar que «esta é a regra» e que, «se ainda assim, o utente se dirigir à unidade de saúde, deve sempre desenvolver esse contacto pelo telefone», de forma a evitar risco de contágio.

«O médico de família orientará o utente da forma mais adequada», indicou, sublinhando que «a mensagem essencial é a de ficar em casa e cumprir as regras divulgadas pela Direção-Geral da Saúde».

O ACES Médio Tejo abrange 11 municípios e cerca de 225 mil utentes, sendo composto pelos municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

Fonte: Lusa


Covid-19: CHO | Dispensa medicamentos

31/03/2020

Dispensa de medicamento hospitalar em farmácias comunitárias, a pedido do utente

No âmbito da pandemia de Covi-19 o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) informa que está a agilizar a dispensa de medicamentos hospitalares através de farmácias comunitárias aos doentes que manifestem interesse em aderir a esta possibilidade, para evitar a deslocação ao hospital.

Os doentes que atualmente fazem o levantamento da sua medicação nas farmácias do centro hospitalar, poderão manifestar o seu interesse junto desta entidade para que seja agilizado o processo de dispensa da sua medicação na sua farmácia preferencial.

Cabe ao Centro Hospitalar do Oeste, perante uma manifestação de interesse por parte dos doentes, comunicar para a Linha de Apoio ao Farmacêutico (LAF), que articulará com as farmácias a resposta a dar a estes doentes.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

Para saber mais, consulte:

CHO > http://www.choeste.min-saude.pt/

DGS > Covid-19 – Farmácias comunitárias


Covid-19 | Gravidez e parto

31/03/2020

DGS divulga orientação sobre procedimentos durante a fase de mitigação da pandemia

De acordo com a orientação publicada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no dia 30 de março, sobre gravidez e parto durante a fase de mitigação da pandemia, as grávidas com doença Covid-19 devem permanecer no domicílio e contactar a Linha SNS 24, ou o número de contacto da instituição de saúde fornecido para o efeito.

No caso das grávidas assintomáticas com contacto com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 ou com sintomas sugestivos da doença devem realizar o teste laboratorial para SARS-COV2. Até o resultado do teste estar disponível, a grávida deve ser tratada como um caso Covid-19 .

Segundo a DGS, sempre que não estejam em causa procedimentos essenciais à vigilância da gravidez que exijam a presença física, as instituições devem privilegiar as teleconsultas e a autoavaliação domiciliária do peso e da tensão arterial.

Quando a grávida está de quarentena, os procedimentos de rotina devem sempre que possível ser adiados, sem comprometer a segurança clínica, até terminar o período recomendado para autoisolamento.

No caso das grávidas com Covid-19, o parto deve ser feito em salas isoladas, se possível de pressão negativa e pessoal exclusivo, se possível, no internamento e bloco de partos.

Para mais informações, consulte:

DGS > Orientação nº 018/2020 de 30/03/2020


Covid-19 | Alimentação Saudável

31/03/2020

DGS divulga manual com cuidados alimentares e atividades para crianças

A Direção-Geral da Saúde (DGS) sugere um reforço dos legumes e fruta na alimentação das crianças e pede aos pais que evitem ter em casa snacks hipercalóricos, para prevenir o aumento de peso durante o isolamento social.

Num manual divulgado no site Nutrimento da DGS, que apresenta os cuidados a ter para uma alimentação saudável e sugestões de atividades para crianças em tempos de Covid-19, a DGS recorda que a necessidade de uma permanência mais prolongada em casa para travar a propagação do novo coronavírus leva a uma menor atividade física e a alterações nos padrões de compra de alimentos que podem colocar algumas crianças em risco.

«O consumo de alimentos hipercalóricos e de menor densidade nutricional associado ao sedentarismo podem promover o ganho de peso e o aparecimento de doença associadas no futuro», alerta a DGS.

Num país onde 29,6% das crianças entre os 6 e os 9 anos de idade têm excesso de peso, a diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Maria João Gregório, aconselha: «Consumir sopas ao início das duas refeições principais, incluir fruta como sobremesa também das duas refeições principais, e mais uma nas refeições intercalares ao longo do dia, é o suficiente para atingir a recomendação».

A responsável lembra que este manual – destinado a encarregados de educação, professores e a todos os que nesta altura de isolamento social têm as crianças em casa, – serve para «reforçar a importância de manter um estilo de vida saudável».

«Serve também para dar sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas com as crianças e que podem ajudar a manter estes hábitos alimentares saudáveis», afirmou, dando como exemplo o planeamento da ementa semanal e a confeção das refeições em conjunto.

Maria João Gregório lembra ainda a importância de não ter snacks calóricos e pouco saudáveis em casa, lembrando que, como as pessoas estão agora mais em casa, a ansiedade, o tempo livre, o frigorífico e a despensa por perto podem aumentar o consumo de alimentos.

A diretora recorda que este período também pode ser uma oportunidade: «Temos necessidade de mantar as crianças ocupadas, logo, porque não aproveitar e fazer atividades na área da alimentação, envolvendo-as no planeamento?»

«Ao mesmo tempo que as mantemos ocupadas passamos algumas mensagens importantes na área da alimentação saudável. Mais do que dizer o que se deve fazer, é importante por a mão na massa e ensinar a fazer», acrescenta a especialista.

Para saber mais, consulte:

Nutrimento > Manual