Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 09/04/2020: Relatório de Situação, Alertas ERS, Notícias

Relatório de Situação nº 038 | 09/04/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 038 | 09/04/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL


Alerta de Supervisão n.º 4/2020 – Suspensão da atividade dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde de medicina dentária, de estomatologia e de odontologia e de toda e qualquer prestação de cuidados de saúde oral e de higiene oral, com exceção das situações comprovadamente urgentes e inadiáveis

08.04.2020

Suspensão da atividade dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde de medicina dentária, de estomatologia e de odontologia e de toda e qualquer prestação de cuidados de saúde oral e de higiene oral, com exceção das situações comprovadamente urgentes e inadiáveis

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) alerta para a obrigatoriedade de suspensão da atividade dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde de medicina dentária, de estomatologia e de odontologia e de toda e qualquer prestação de cuidados de saúde oral e de higiene oral, com exceção das situações comprovadamente urgentes e inadiáveis, enquanto persistir o estado de emergência em Portugal.


Alerta de Supervisão n.º 7/2020 – Suspensão de atividade de estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde

08.04.2020

Considerando os pedidos de informação recebidos, a ERS entendeu publicar o seguinte alerta:


Alerta de Supervisão n.º 6/2020 – Acesso de cidadãos estrangeiros a cuidados de saúde no SNS, em especial, no âmbito da situação atual epidemia SARS-CoV-2 e de infeção epidemiológica por COVID-19

08.04.2020

Considerando todo o quadro legal e orientador em matéria do acesso de cidadãos estrangeiros em Portugal a cuidados de saúde no SNS, incluindo a recente publicação do Despacho n.º 3863-B/2020, de 27 de março;
Considerando a emergência de saúde pública e situação excecional que se vive no momento atual, face à epidemia SARS-CoV-2 e à infeção epidemiológica por COVID-19;
Considerando que a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) tomou conhecimento de várias reclamações de utentes estrangeiros evidenciando constrangimentos no acesso à prestação de cuidados de saúde;
A ERS, no exercício dos seus poderes de supervisão, alerta todos os estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, em especial, os prestadores de cuidados de saúde primários, para o seguinte:

(i) Devem garantir o acesso aos cuidados de saúde no SNS nos mesmos termos que aos cidadãos portugueses:
– aos cidadãos estrangeiros que possuam documento comprovativo de autorização de permanência, de residência ou visto de trabalho;
– aos cidadãos estrageiros que possuam documento emitido pelas juntas de freguesia, de que se encontram a residir em Portugal há mais de 90 dias;
– aos cidadãos estrangeiros que possuam documento de manifestação de interesse ou de pedido emitido pelo SEF, documento comprovativo do agendamento no SEF ou recibo comprovativo de pedido efetuado, nos termos do Despacho n.º 3863-B/2020.

(ii) Aos cidadãos estrangeiros que necessitem de cuidados urgentes, cuidados de saúde pública, cuidados a grávidas e de planeamento familiar, cuidados a menores, cuidados de vacinação, cuidados no âmbito de reagrupamento familiar, cuidados em situação de exclusão social, devem garantir o acesso a cuidados de saúde no SNS nos mesmos termos que os cidadãos portugueses, mesmo não sendo portadores dos documentos referidos na alínea anterior;

(iii) Quanto aos demais cidadãos estrangeiros não enquadráveis nas alíneas anteriores, devem garantir o acesso a cuidados de saúde com posterior encaminhamento para Centro Nacional de Apoio ao Imigrante ou Local de Apoio à Integração dos Imigrantes.


Nota informativa n.º 1/2020 – Medidas extraordinárias no acesso de imigrantes à prestação de cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS)

08.04.2020

Considerando a emergência de saúde pública e a situação excecional que se vive no momento atual, face à epidemia SARS-CoV-2 e à infeção epidemiológica por COVID-19, veio o Despacho n.º 3863-B/2020, de 27 de março, determinar que à data de 18 de março, todos os cidadãos estrangeiros com processos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) encontram-se em situação de permanência regular em território nacional.
Na sequência de pedidos de informação e de reclamações entretanto rececionadas, no âmbito da promoção da literacia na área da saúde e da capacitação do utente na tomada de decisão, a ERS atualiza e reforça a informação relativa ao acesso de imigrantes à prestação de cuidados de saúde no SNS, com a publicação de nota informativa e perguntas frequentes sobre as medidas extraordinárias introduzidas pelo Despacho n.º 3863-B/2020, de 27 de março.

Covid-19 |Mais de 144 mil testes

09/04/2020

No dia 7 de abril, foram processadas quase 10 mil amostras

O número de testes diários à covid-19 em Portugal atingiu, no dia 7 de abril, “quase 10 mil amostras”, tendo desde 1 de março sido realizados “mais de 144 mil” diagnósticos, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde.

“Desde 01 de março, foram realizados mais de 144 mil testes de diagnóstico à covid-19 (a doença provocada pelo novo coronavírus). O dia em que mais testes foram realizados foi na terça-feira. Foram processadas quase 10 mil amostras”, disse António Lacerda Sales na conferência de imprensa diária para fazer um balanço da pandemia no país.

O responsável esclareceu que “estão em análise” mais instituições para integrar a rede que atualmente realiza testes, que atualmente abrange, para além de “26 laboratórios do Serviço Nacional de Saúde e sete grupos laboratoriais privados”, o “laboratório militar, o Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa e as universidades do Minho e do Algarve”.

De acordo com Lacerda Sales, “em análise” para integrar “em breve” a rede que realiza testes diagnósticos de covid-19 está a Universidade de Coimbra.
Referindo-se aos testes realizados desde 01 de março, o governante esclareceu que 52% foram feitos nos laboratórios públicos e 48% em privados.

“Continuamos empenhados em fazer o máximo de testes da nossa capacidade, que são os 11 mil testes diários. Procuramos que os materiais cheguem aos locais que mais precisam a cada momento e de forma equitativa”, observou.


Covid-19| Mais 90 mil zaragatoas e um milhão de testes

09/04/2020

A distribuição será feita pelo Infarmed, em colaboração com o laboratório militar

Portugal vai começar distribuir 90 mil zaragatoas recebidas no início da semana e prevê receber na sexta-feira “um milhão de testes” de diagnóstico da covid-19, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde no decorrer da conferência de imprensa .

“Foi reforçada a distribuição de zaragatoas [um dos materiais necessários para a realização dos testes de rastreio ao novo coronavírus]. Nos dias 5 e 6 de abril, foram recebidas 90 mil, cuja distribuição será feita pelo Infarmed, em colaboração com o laboratório militar”, anunciou António Lacerda Sales.

Na conferência de imprensa diária para fazer o balanço da pandemia de covid-19 no país, o governante revelou que o país vai receber amanhã “mais de um milhão de testes para a reserva nacional” e, “até 17 de abril”, mais “um milhão de kits de extração”.


Covid-19| São João triplica testes

09/04/2020

Doentes positivos vão realizar o teste de despistagem mais rápido

Os doentes positivos covid-19 que são seguidos em casa pelo Hospital de São João, no Porto, vão realizar o teste de despistagem mais cedo e mais rápido graças ao novo sistema ‘Drive Through’.

Na prática está a falar-se de um aumento de capacidade dos chamados “testes de cura”, ou seja testes de despistagem da doença para doentes comprovadamente positivos que têm de realizar colheitas até que estas determinem que estão curados, ou seja lhes permita ter alta.

Até ao momento, as equipas do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) realizavam as colheitas de amostras biológicas em casa do doente, mas graças ao “Covid Drive Through”, operacionalizado esta semana, vão poder mais do que triplicar a capacidade de realizar colheitas.

Este serviço destina-se a doentes que estão a recuperar em casa e têm mobilidade. Feita a marcação, os doentes chegam na sua própria viatura a um espaço criado no Hospital de São João totalmente independente e isolado de outros serviços, nomeadamente as urgências ou a tenda do hospital de campanha instalada no parque de estacionamento, e, sem sair do seu carro, fazem a colheita necessária ao teste que irá determinar se podem ou não ter alta.

As colheitas são agendadas pelas equipas do CHUSJ, dependendo do tempo de evolução da infeção e da previsibilidade da sua recuperação biológica.

Nos serviços de teleconsulta, domicílios e ‘drive through’ trabalham médicos infecciologistas, imunoalergologias, bem como de anatomia patológica e da dermatologia, enfermeiros do centro de ambulatório, entre outros profissionais.


Covid-19| Doação de Tablets

09/04/2020

O contacto com os familiares é importante para os que estão internados

As equipas hospitalares de cuidados paliativos de todo o País, incluindo as Regiões Autónomas, vão receber 108 tablets, com o objetivo de facilitar a comunicação entre doentes com Covid-19 ou com outras doenças em fase avançada. A iniciativa resulta de uma doação da Fundação “la Caixa” e do BPI, no âmbito do Programa Humaniza – Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas, em articulação com o Ministério da Saúde.

Serão oferecidos 2 tablets a cada equipa hospitalar, incluindo as equipas de cuidados paliativos pediátricos. Os equipamentos começarão a ser distribuídos na próxima semana.

No contexto da pandemia COVID-19, todas as pessoas que estejam internadas estão limitadas ou impossibilitadas de receber visitas da família, pelo que o contacto telefónico e a possibilidade de ver os entes mais queridos são considerados fundamentais. Estes equipamentos doados pela Fundação “la Caixa” e pelo BPI vão permitir a aproximação com os familiares tão valorizada por estes doentes.


Covid-19| Santa Maria aumenta capacidade

09/04/2020

Hospital passa a contar com 120 camas em cuidados intensivos

O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai quadruplicar a sua capacidade para cuidados intensivos, atingindo as 120 camas, um aumento que resulta de compras e de doações da sociedade civil.

O reforço é de cerca de 40 camas, repartidas por quatro unidades de cuidados intensivos e que serão acionadas na segunda fase da pandemia, em função das necessidades, “preservando-se o apoio ao doente não covid-19”, refere o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) em comunicado.

O centro hospitalar explica que atualmente existem 80 camas em sete unidades de cuidados intensivos, previstas no plano inicial de assistência ao doente crítico Covid-19. “A preparação do plano envolveu desde a primeira fase as equipas do Serviço de Medicina Intensiva, em paralelo com a reconversão da atividade clínica de grande parte dos efetivos da Anestesiologia do CHULN. A progressão esta segunda fase envolve outras especialidades, nomeadamente a Infeciologia, a Medicina Interna, a Gastrenterologia, a Pneumologia, entre outras”, acrescenta.


Covid-19 | ECDC admite uso generalizado de máscaras

09/04/2020
coronavírus

Como complemento à etiqueta respiratória, em locais fechados e com muita gente

O Centro Europeu de Doenças admite o uso generalizado de máscaras pela população em locais fechados e com muita gente, apenas como complementar à etiqueta respiratória e distância de segurança para reduzir a transmissão de covid-19.

Num relatório técnico agora divulgado, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alerta que com o uso das máscaras há o risco de uma falsa sensação de segurança porque pode levar as pessoas a distraírem-se, por exemplo, da distância física, alertando também que é importante saber remover a máscara e que a remoção de forma errada pode aumentar o risco.

O ECDC aconselha a que qualquer recomendação sobre o uso de máscaras faciais na comunidade “leve em consideração a falta de evidência, a oferta deste material e os possíveis efeitos colaterais negativos”.

Assim, admite o uso em locais fechados com muita gente, como centros comerciais e supermercados, quando se usa os transportes públicos e em certas procissões, como os elementos das forças de segurança e comerciantes que atendem ao público, se não estiverem por detrás de um vidro/acrílico de proteção.

Os peritos do ECDC defendem também que o uso de máscaras médicas pelos profissionais de saúde deve ter prioridade sobre o uso na comunidade.

O Centro Europeu de Controlo de Doenças sublinha que o uso de máscaras faciais na comunidade deve ser considerado “apenas como uma medida complementar e não como uma substituição das principais medidas preventivas recomendadas para reduzir a transmissão na comunidade”, como o distanciamento físico, o ficar em casa quando estiver doente, o teletrabalho, a etiqueta respiratória, a higiene frequente das mãos e o evitar tocar no nariz, olhos e boca.

Quanto ao uso de máscaras faciais médicas por todos os profissionais de saúde que não prestam atendimento a pacientes com covid-19, o ECDC diz que pode igualmente ser considerado como uma medida adicional para reduzir a transmissão da doença em ambientes de saúde.