CH Oeste e Hospital de Évora retomam atividade programada e não urgente

CHO | Atividade programada

05/05/2020

Centro Hospitalar Oeste retoma atividade, mas mantém consultas não presenciais

O Centro Hospitalar do Oeste retoma esta semana, que decorre de 4 a 8 de maio, a atividade programada, de forma gradual, e em condições de segurança para os utentes e para os profissionais «tendo em consideração as necessidades dos utentes não urgentes e a diminuição do afluxo dos utentes suspeitos Covid-19», destaca o centro hospitalar.

No que concerne às consultas externas, o CHO pretende iniciar as consultas presenciais, mas ainda manter as consultas não presenciais, que «são um instrumento importante no acompanhamento dos utentes, e na minimização de deslocações ao hospital, sempre que a situação clínica o permita».

Quanto às intervenções cirúrgicas, nesta fase inicial, serão priorizadas as cirurgias de ambulatório, que não obrigam ao internamento, revela ainda o centro hospitalar.

Mas para que a retoma da atividade programada ocorra em segurança, o centro hospitalar recomenda aos utentes que se desloquem com uma antecedência máxima de 15 minutos relativamente à hora agendada para a sua consulta, exame ou tratamento, minimizando a sobrelotação dos espaços.

Entre as recomendações, consta que só será autorizada a entrada de acompanhantes aos utentes dependentes ou menores de idade. «Se não foi contactado, não se desloque ao Hospital. Será contactado mais tarde para teleconsulta ou remarcação de consulta», adverte ainda o centro hospitalar.

O conselho de administração do Centro Hospitalar do Oeste anunciou, em 16 de março, a suspensão de consultas externas, cirurgias, sessões de hospital de dia e meios complementares de diagnóstico e terapêutica não urgentes e adiáveis, devido à pandemia de Covid-19.

Para saber mais, consulte:

CHO > Notícia


Évora retoma atividade não urgente

05/05/2020

Hospital mantém o foco na segurança dos utentes e dos profissionais

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) prepara-se para «retomar gradualmente a atividade habitual não urgente», que teve de ser «recalendarizada» devido à pandemia de covid-19, de acordo com comunicado divulgado.

Devido à pandemia causada pela Covid-19, a unidade «intensificou a realização de consultas não presenciais, ao mesmo tempo que manteve a atividade presencial habitual em algumas áreas». O HESE manteve a atividade assistencial dos doentes oncológicos, de traumatologia, de obstetrícia, de imunoalergologia, entre outras áreas de especialidade, assim como toda a atividade de urgência, vias verdes de AVC e Coronária, e internamento.

Agora, nesta nova fase, iniciada no passado domingo, dia 3 de maio, o hospital de Évora encara como «prioritário retomar a atividade, mantendo como foco a segurança dos utentes e dos profissionais».

«Estão a ser delineadas diferentes estratégias e tomadas medidas para cada uma das principais áreas de atividade, pois, cada uma delas requer medidas diferentes ajustadas à atividade assistencial específica», para profissionais e utentes, lê-se no comunicado da instituição.