Hospital de Ovar | Segurança de fármacos: novo equipamento permite maior segurança na reembalagem e identificação

03/07/2020

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (Hospital de Ovar) dispõe de um equipamento de distribuição automatizada de medicamentos, que permite reembalar e identificar formas sólidas orais (comprimidos e cápsulas) de acordo com a dose unitária prescrita para cada doente.

O equipamento, afeto aos  Serviços Farmacêuticos, foi comparticipado por fundos comunitários no âmbito do projeto «Hospital do Futuro», está alocado aos Serviços Farmacêuticos.

«A distribuição de medicamentos representa um sistema basilar no circuito do medicamento, tendo como objetivo afiançar uma utilização segura, eficaz e racional do medicamento, bem como menorizar os custos e os erros associados à dispensa e administração deste aos doentes», afirma a responsável dos Serviços Farmacêuticos do Hospital de Ovar, Márcia Valinho.

«Entre os sistemas de distribuição de medicamentos implementados a nível hospitalar, o Sistema de Distribuição por Dose Unitária é o que se tem apresentado mais adequado para um correto seguimento da terapêutica farmacológica do doente, uma vez que cabe aos Serviços Farmacêuticos interpretar e validar a prescrição médica, gerando o perfil fármaco-terapêutico do doente», explica, fundamentando a necessidade da aquisição do novo equipamento, comparticipado por fundos comunitários no âmbito do projeto «Hospital do Futuro» e que se reveste de um salto qualitativo na resposta dos Serviços Farmacêuticos.

Projeto «Hospital do Futuro»

«A reembalagem – cujo grau de objetividade determina a minimização de erros associados à medicação – é crucial no circuito do medicamento em meio hospitalar, assumindo especial importância no contexto atual», destaca o Hospital de Ovar.

O projeto «Hospital do Futuro» teve como objetivo introduzir melhorias ao nível da organização e gestão do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar. Foi financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, (POCI-05-5762-FSE-000125), no montante de 567.030,00 euros, dos quais 481.975,50 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Este projeto enquadrou-se no sistema de apoio à transformação digital da Administração Pública (SAMA2020): Operações de Capacitação da Administração Pública, visando a desmaterialização de registos e processos; capacitação do cidadão na utilização das tecnologias no âmbito da saúde; implementação de ferramentas de gestão documental e de monitorização, em tempo real; otimização de recursos.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Ovar > Notícias