Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 13/07/2020: Relatório de Situação DGS, Orientações DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 133 | 13/07/2020

Relatório de Situação nº 133 | 13/07/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 133 | 13/07/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Orientação nº 035/2020 de 13/07/2020 – DGS

Orientação nº 035/2020 de 13/07/2020

COVID-19: Populações em Situação de Maior Vulnerabilidade Social e Económica


Orientação nº 034/2020 de 11/07/2020 – DGS

Orientação nº 034/2020 de 11/07/2020

COVID-19: Prevenção e Controlo de Infeção no Setor da Construção Civil


Plataforma “Re-open UE”

Re-open UE

O “Re-open EU” apresenta informações essenciais para o relançamento seguro da livre circulação e do turismo na Europa, com o objetivo de ajudar todos os cidadãos a planear as viagens e as férias.

Entre o material a ser disponibilizado – nas 24 línguas oficiais da UE – incluem-se informações sobre fronteiras, meios de transporte público disponíveis, restrições de viagem, medidas de saúde e segurança pública (como distanciamento físico ou uso de máscaras), para além de outras informações práticas para os viajantes na área dos serviços (por exemplo, se as praias, cafés e restaurantes estão abertos durante este verão). Não deixe de visitar. Mantenha-se Seguro, mantenha-se Informado!


Combate à Covid-19 | Agências medicamentos

13/07/2020

Infarmed e agências europeias juntas no combate à pandemia

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde associa-se a uma uma iniciativa de comunicação, a nível da União Europeia, para melhor dar a conhecer aos cidadãos europeus o trabalho conjunto das várias agências de medicamentos europeias no combate à Covid -19.

A ação é promovida pelos Chefes das Agências do Medicamento Europeias (Heads of Medicines Agencies).

O Infarmed associa-se a esta iniciativa partilhando, nas suas páginas das redes sociais, mensagens sobre o papel das entidades que integram o sistema europeu que regula os medicamentos e da Agência Europeia do Medicamento, no combate ao coronavírus.

Para saber mais, consulte:

Infarmed > Notícia


Bragança | Retoma da atividade

13/07/2020

ULS Nordeste aumenta consultas nos cuidados de saúde primários

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste tem vindo a aumentar o número de consultas presenciais nos centros de saúde do distrito de Bragança, na sequência da retoma gradual da atividade clínica programada nos Cuidados de Saúde Primários.

Dando cumprimento às orientações do Ministério da Saúde e da Direção-Geral da Saúde (DGS), o Departamento de Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste está a retomar, de forma progressiva, o atendimento presencial, dando assim resposta às necessidades dos utentes, através da prestação de cuidados de saúde de proximidade e em segurança.

Durante os meses de maio e junho, na sequência da retoma da atividade assistencial programada, registou-se um aumento do número de consultas presenciais nos centros de saúde da área de abrangência da ULS do Nordeste, dando prioridade aos utentes que fazem parte de grupos de risco.

Neste âmbito, foram realizadas cerca de 5.500 consultas médicas presenciais no mês de maio, mais cerca de 1.500 consultas face ao mês anterior, e cerca de 11.500 consultas no mês de junho. A par das consultas presenciais, as equipas dos centros de saúde mantêm o contacto telefónico e digital com os utentes, tendo-se registado mais de 18 mil consultas não presenciais no mês de maio e cerca de 17 mil consultas no mês de junho.

As equipas dos Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste têm vindo a garantir o acompanhamento dos utentes, apesar das condicionantes inerentes à pandemia da COVID-19, tendo privilegiado, sempre que possível, a realização de consultas médicas e de enfermagem não presenciais, e salvaguardando o atendimento de situações agudas e de grupos considerados prioritários. Neste âmbito, foram realizadas cerca de 72 mil consultas médicas não presenciais e 78 mil contactos de enfermagem, entre os meses de março e junho.

A retoma da atividade assistencial presencial nos Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste está a decorrer no estrito cumprimento das normas da DGS, garantindo o melhor acesso aos serviços, mediante agendamento prévio, com a necessária segurança dos utentes e dos profissionais.

Neste contexto, foram estipuladas boas práticas ao nível da assistência clínica em si, bem como ao nível da utilização de equipamentos de proteção individual, da definição de circuitos e do cumprimento de regras de higiene e segurança (nomeadamente ao nível da higienização das mãos, de espaços, do material clínico utilizado e das superfícies de apoio, bem como da etiqueta respiratória e do distanciamento físico).

Como garantia adicional de segurança, os utentes, aquando da sua deslocação a qualquer uma das Unidades de Saúde da ULS do Nordeste, deverão respeitar algumas medidas, nomeadamente alertar os serviços em caso de eventual presença de sinais e/ou sintomas da Covid-19, entrar nas instalações apenas 10 minutos antes da hora agendada, circular no interior das instalações com máscara cirúrgica, desinfetar as mãos com a solução alcoólica disponibilizada nos diferentes espaços e manter o distanciamento entre pessoas.

A realização de atividade assistencial na ULS do Nordeste está a decorrer de modo a salvaguardar, por um lado, o estrito cumprimento das regras de Saúde Pública, e, por outro lado, a manutenção da prontidão de resposta necessária perante um eventual aumento de casos de COVID-19 na área de abrangência desta entidade.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde do Nordeste > Notícias


Covid-19 | Profissionais de saúde

13/07/2020

SNS com mais 3.900 profissionais desde março. Recuperaram 3.258 infetados

Já recuperaram 3.258 profissionais de saúde infetados com Covid-19 «ou seja, mais de 81%», sublinhou o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, durante a conferência de imprensa de balanço da situação epidemiológica de Covid-19 em Portugal, que ocorreu esta segunda-feira, dia 13 de julho.

Acompanhado pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e pelo Presidente da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro, o governante sublinhou o reforço de recursos humanos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) desde que surgiram os primeiros casos em Portugal, no início de março: As unidades de saúde contam agora com «mais 3.900 profissionais de saúde».

Este reforço integra o plano de inverno, já em preparação e que prevê também um reforço da capacidade instalada dos hospitais, da vacinação e da rede de testagem, revelou o Secretário de Estado da Saúde.

Covid-19 | Conferência de imprensa 13/07/2020

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 13/07/2020


Covid-19 | Dados epidemiológicos

13/07/2020

Melhoria dos sistemas de recolha e tratamento dos dados

As ferramentas utilizadas para analisar e tratar os dados relativos aos infetados com Covid-19 estão a ser alvo de uma “intervenção profunda” para reduzir a “possibilidade de erros”, anunciou hoje o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, durante a conferência de imprensa de balanço da situação epidemiológica de Covid-19 em Portugal.

De acordo com o Secretário de Estado, a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde está a fazer uma “intervenção profunda” a nível do sistema de recolha dos dados, para reduzir as tarefas manuais e diminuindo a possibilidade de erros.

Por sua vez, Luís Góis Pinheiro, Presidente da SPMS, esclareceu que o objetivo passa por “elevar muito a celeridade da obtenção dessa informação e também diminuir o erro”. “Quanto menos intervenções manuais tivermos nestas operações, maior é a probabilidade do erro não existir”, declarou ainda o responsável.

Este trabalho  “estará finalizado muito em breve”, estando a decorrer testes com a Direção-Geral da Saúde, informou ainda o Presidente da SPMS .

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 13/07/2020


RNCCI na Região Centro

13/07/2020

Aumento da capacidade de resposta para Covid-19

No âmbito da pandemia Covid-19, a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) na região Centro passou a contar com 21 camas destinadas a reforçar a capacidade de resposta no contexto de pandemia, possibilitando a mais rápida saída de doentes dos hospitais.

Neste âmbito, foram celebrados contratos-programa entre a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, a Segurança Social e três entidades, a saber:

  • Associação de Beneficência Popular de Gouveia: 12 camas de média duração e reabilitação;
  • Santa Casa da Misericórdia da Batalha: 6 camas de média duração e reabilitação;
  • Santa Casa da Misericórdia de Pinhel: 3 camas de longa duração e manutenção.

São objetivos da RNCCI a prestação de cuidados de saúde e de apoio social de forma continuada e integrada a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência, na sequência de episódio de doença aguda ou na necessidade de prevenção de agravamentos de doença crónica.

Os Cuidados Continuados Integrados estão centrados na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da situação de dependência em que se encontra, com vista à sua reintegração sociofamiliar.

Visite:

ARS Centro – http://www.arscentro.min-saude.pt


Covid -19 | Nova área de rastreios

13/07/2020

O Hospital de Santa Maria conta com novo espaço para testes

O Hospital de Santa Maria tem a partir de hoje um novo espaço para fazer rastreios à Covid-19 a todos os utentes com cirurgias marcadas ou que tenham internamentos programados, a grávidas, aos doentes que vão fazer exames invasivos ou tratamentos em hospitais de dia em áreas tão sensíveis como a Oncologia.

Trata-se de uma estrutura mais confortável e espaçosa, com capacidade para seis gabinetes e para receber utentes em cadeiras de rodas, situada junto à Urgência Central mas com circuitos totalmente exteriores ao hospital.

A testagem de todas as pessoas que são internadas, operadas ou que fazem exames invasivos é uma peça fundamental no plano do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, que integra o Hospital de Santa Maria, para garantir a segurança de todos os seus utentes e profissionais.


Covid-19 | Mais de 1,3 milhões de testes

10/07/2020

Portugal é o quinto país da União Europeia que mais testes realiza

Desde o início da pandemia, Portugal já realizou cerca de 1,3 milhões de testes à covid-19, revelou hoje a Ministra da Saúde, sublinhando que esta é uma estratégia “intensiva e alargada” que continuará a ser seguida.

“Portugal permanece o quinto país da União Europeia que mais testes realiza ” adiantou Marta Temido, no decurso da conferência de imprensa para atualização da situação epidemiológica, citando dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

A percentagem de testes realizada em março foi de 6,1%, número que subiu para 26,4% em abril, enquanto em maio se registou na ordem dos 30,2% e em junho nos 26,8%. No presente mês, com dados atualizados a quinta-feira, a percentagem é de 8,5%, explicou a governante.

“Isto significa que já foram realizados 111 mil testes só em julho até ontem [quinta-feira]. No mês de abril foi feita uma média [diária] de 11.500 testes, em maio a média foi de 13.000 testes, em junho foi de 11.700 testes e em julho está de 13.700 testes. E há muitas entidades empregadoras e autarquias que estão a realizar rastreios de grande amplitude”, referiu Marta Temido.

A Ministra da Saúde garantiu que Portugal está a seguir “uma estratégia de testes a indivíduos sintomáticos e de rastreio a indivíduos assintomáticos intensiva e alargada”.


Covid-19 | Reunião em Loures

10/07/2020

Ação conjunta na comunidade para combater a pandemia

Avaliar as ações desenvolvidas e definir novas estratégias de prevenção e controlo da Covid-19 foi o objetivo da reunião que decorreu esta manhã no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures. 

Depois das reuniões de avaliação tidas esta semana em Sintra e Amadora, foi a vez do Primeiro-Ministro, António Costa, da Ministra da Saúde, Marta Temido, e do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, que coordena os trabalhos de combate à pandemia na Região de Lisboa e Vale do Tejo, se reunirem com o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares e com as autoridades locais deste concelho.