Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 15/07/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 135 | 15/07/2020

Relatório de Situação nº 135 | 15/07/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 135 | 15/07/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação

 

Nova edição da newsletter com resumo da informação da área COVID-19 – Infarmed

Resumo da Informação COVID-19 15-07-2020

15 jul 2020

Está disponível nova edição da newsletter com o resumo da informação mais recentemente publicada na área COVID-19.

Carregue na imagem para aceder. 

 

Instituto Ricardo Jorge coordena comissão para expansão da capacidade do diagnóstico laboratorial de SARS-CoV-2

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge coordena comissão para expansão da capacidade do diagnóstico laboratorial de SARS-CoV-2

15-07-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do presidente do seu Conselho Diretivo, coordena a recém-criada Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial Nacional para diagnóstico de SARS-CoV-2. Objetivo passa por dotar o País de uma rede de diagnóstico, reforçada e alargada, com capacidade acrescida de testagem que permita detetar o reaparecimento do vírus e dar resposta célere e integrada a eventuais novos surtos em Portugal.

De acordo com o Despacho do Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, publicado, dia 10 de julho, em Diário da República, “nesta fase de retoma da atividade, o diagnóstico laboratorial assume um papel essencial para a gestão de casos de Covid-19, ao nível da preparação e implementação rápida da resposta, da deteção precoce e da rápida implementação de medidas de controlo da infeção”, sendo considerado “estratégico reforçar a capacidade nacional de diagnóstico para o SARS-CoV-2”.

A Comissão criada tem como objetivos “avaliar a capacidade de aumento de produção de testes na atual rede de laboratórios de diagnóstico de SARS-CoV-2, promovendo a maximização da utilização de equipamentos e infraestruturas da rede de laboratórios de diagnóstico de SARS-CoV-2” e “promover a expansão da atual rede de laboratórios do Serviço Nacional de Saúde”, assim como “avaliar, na lógica de custo-benefício, a adequação de investimento em equipamentos e infraestruturas dos atuais e de novos laboratórios de diagnóstico de SARS-CoV-2”.

Além do presidente do INSA, Fernando de Almeida, a Comissão é constituída também pela vogal do Conselho Diretivo, Cristina Abreu Santos, e pelos investigadores Jorge Machado, Raquel Guiomar Moreira e Rita Fonseca. Este grupo integra também elementos da Administração Central do Sistema de Saúde, Centro Hospitalar e Universitário de São João, Centro Hospitalar do Médio Tejo, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e Direção-Geral da Saúde.

À Comissão cabe agora elaborar e apresentar, no prazo de 30 dias, um relatório sobre o desenvolvimento do Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial Nacional para diagnóstico de SARS-CoV-2 e sobre a atividade prosseguida por ela própria. Compete ao INSA assegurar o apoio logístico e administrativo necessário às atividades da Comissão.

Despacho n.º 7057/2020 – Diário da República n.º 133/2020, Série II de 2020-07-10 – Cria a Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial Nacional para diagnóstico de SARS-CoV-2


Covid-19: Telessaúde no SNS

15/07/2020

SNS assegurou mais de 8 milhões de consultas não presenciais em 2020

Desde o início do ano, já foram realizadas, “com recurso a meios à distância, mais de oito milhões de consultas não presenciais” no Serviço Nacional de Saúde (SNS), revelou a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira. 

“Isto representa um aumento de 65%, em relação ao total no mesmo período no ano anterior”, salientou Jamila Madeira na conferência de imprensa de atualização dos dados sobre a pandemia da Covid-19 em Portugal.

A governante destacou o esforço diário das autoridades de saúde, dos profissionais e do sentido cívico de todos os cidadãos, sublinhando que os portugueses “podem continuar a contar com o Serviço Nacional de Saúde”, incluindo os “novos modelos de telessaúde”.

Jamila Madeira acrescentou ainda que, desde o início do ano, o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS24) deu resposta a um total de 1.383.812 chamadas de chamadas e a plataforma Trace Covid, que monitoriza e acompanha o ciclo de vigilâncias dos utentes suspeitos e infetados com Covid-19, registou cerca de 75 mil profissionais, desde a sua implementação a 26 de março, “contribuindo para 1.447.097 vigilâncias realizadas por telefone”.

“Em média têm-se registado cinco mil utilizadores ativos, por dia”, disse a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, acrescentando que este valor traduz uma aposta neste paradigma com “um investimento sem precedentes na utilização de meios tecnológicos”.

Jamila Madeira destacou ainda que “ao abrigo do orçamento suplementar”, continuará a ser ampliada “a rede de equipamentos de saúde, com a aquisição e entrega de mais kits de telesaúde”.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 15/07/2020


Covid-19 |Reforço SNS e saúde pública

15/07/2020

Ministério já está a preparar o próximo inverno

O Governo está a preparar o próximo inverno, para uma eventual segunda vaga de Covid-19, com reforço, em termos humanos e técnicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e da Saúde Pública.

A garantia foi dada, esta quarta-feira, dia 15 de julho pela Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, na conferência de imprensa de atualização da situação epidemiológica.

A governante especificou que esse reforço será feito, nomeadamente, na medicina intensiva e a nível laboratorial. As medidas, assegurou a Secretária de Estado Adjunta e da saúde, estão já previstas no Orçamento Suplementar e no Programa de Estabilização Económica e Social.

Jamila Madeira garantiu ainda que está previsto um reforço ao nível da saúde pública para a «rastreabilidade e monitorização» e um aumento da capacidade laboratorial para que os resultados dos testes cheguem mais depressa, e que está a ser feito, igualmente, um reforço de reservas estratégicas de equipamentos de proteção individual e medicamentos, quer a nível centralizado, quer em cada unidade de saúde.

«O Governo está a reforçar todas as dinâmicas instaladas no terreno e colocá-las-á ao dispor na próxima época outono/inverno», assegurou a governante.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 15/07/2020