USF Manuel Cunha inicia atividade

16/07/2020

A Unidade de Saúde Familiar Manuel Cunha, do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego (ACeS BM), iniciou a sua atividade em julho, no Centro de Saúde de S. Martinho do Bispo, em Coimbra, prestando cuidados assistenciais a 12.224 utentes.

A nova unidade está preparada para inscrever, a curto prazo, cerca de 700 utentes, que passam assim a ter médico de família atribuído. Esta USF, cujo nome, Manuel Cunha, homenageia o antigo diretor do Centro de Saúde de S. Martinho do Bispo já falecido, tem também um polo assistencial na Unidade de Saúde de Taveiro.

Coordenada pelo médico Henrique Correia, a equipa da USF Manuel Cunha integra uma equipa multiprofissional formada por oito médicos de Medicina Geral e Familiar, oito enfermeiros e sete secretários clínicos.

Funciona todos os dias úteis, das 08h00 às 20h00, com consultas programadas dos diversos grupos vulneráveis e de risco, assim como consulta de diabetes, hipertensão arterial, atendimento de situações de doença aguda no próprio dia, renovação de receituário crónico, cuidados de enfermagem e cuidados domiciliários.

Com a abertura de mais uma nova USF, a Administração Regional de Saúde do Centro atinge as 88 unidades em funcionamento na sua área de influência, reforçando assim a prestação de cuidados de saúde de proximidade às populações da região Centro.