Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 23/07/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 143 | 23/07/2020

Relatório de Situação nº 143 | 23/07/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 143 | 23/07/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Prémio Saúde Sustentável 2020 dedicado a boas práticas em contexto de COVID-19 – INSA

imagem do post do Prémio Saúde Sustentável 2020 dedicado a boas práticas em contexto de COVID-19

23-07-2020

A 9.ª edição do Prémio Saúde Sustentável é este ano, por decisão unânime do Júri, dedicada à partilha das Boas Práticas em Contexto de COVID-19, com o objetivo de reconhecer e distinguir projetos ou instituições que se tenham destacado na luta contra a pandemia que enfrentamos. Qualquer entidade ou área funcional, prestadoras de cuidados de saúde, dos setores público, privado ou social podem apresentar a sua candidatura até 20 de setembro.

De acordo com o regulamento do Prémio, as candidaturas podem ser submetidas em nome da instituição ou área funcional de uma forma global ou de uma iniciativa concreta. Nesta edição especial, pretende-se destacar iniciativas que tenham surgido durante a pandemia COVID-19, como resposta ou adaptação do sistema de saúde, mas também serão aceites projetos que, não estando diretamente ligados à doença COVID19, tenham decorrido no contexto da pandemia.

Os Prémios Saúde Sustentável são atribuídos em dois âmbitos: institucional e personalidade. Tendo em conta o seu caráter extraordinário, a edição de 2020 estará particularmente direcionada para projetos que tenham sido implementados em contexto de COVID-19. No caso da distinção institucional, serão atribuídos sete prémios que distingam boas práticas correspondentes aos sete critérios de análise das candidaturas: experiência do cidadão, resultados em saúde, integração de cuidados, impacto populacional, transição digital, replicabilidade e escalabilidade.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge é um dos parceiros institucionais desta iniciativa, promovida pelo Jornal de Negócios e pela Sanofi. Ao longo das suas oito edições, o Prémio Saúde Sustentável tem divulgado e incentivado boas práticas para a sustentabilidade da saúde em Portugal. Para mais informações, consultar o site do Prémio Saúde Sustentável.


Covid-19 | Lisboa e Vale do Tejo

23/07/2020

Equipas multidisciplinares ultrapassam os 6.300 contactos

As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covid-19 em cinco concelhos da área Metropolitana de Lisboa contactaram, nas últimas semanas, 6.364 pessoas.

Entre 30 de junho e 21 de julho, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Amadora, Lisboa Norte, Lisboa Central, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas e Sintra realizaram ações de rua e visitaram agregados familiares. No total, 6.364 pessoas foram alvo desta intervenção.

De acordo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil/Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, por exemplo.

Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da Covid – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizados ações de sensibilização à população.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo > Notícias