Dia Mundial das Hepatites: mais de 27 mil tratamentos autorizados e 15 mil curados, desde 2015

27/07/2020

«Futuro Livre de Hepatites» (Hepatitis-free future) é o lema escolhido este ano para assinalar o Dia Mundial contra as Hepatites com forte foco na prevenção da hepatite B (HBV) entre mães e recém-nascidos.

Celebrado anualmente em 28 de julho, a data comemorativa visa clarificar aspetos referentes à infeção, sublinhar a sua prevalência a nível mundial, sensibilizar para a necessidade de investir na prevenção e informar os doentes, os seus familiares e a população em geral.

Em Portugal, de acordo com os dados do Portal da Hepatite C, gerido pelo Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, até ao dia 1 de julho de 2020, foram autorizados mais de 27 mil tratamentos para a hepatite C e cerca de 26 mil iniciados, nos últimos 5 anos, com taxas de cura de 97%.

Segundo os dados, foram registados 27.239 tratamentos e iniciados 26.006.

Em relação aos resultados dos tratamentos, a taxa de cura mantém-se nos 97%, com 15.909 doentes curados e apenas 572 não curados.

Recorda-se que o programa para o tratamento da hepatite C foi anunciado a 6 de fevereiro de 2015, após meses de negociações entre o Infarmed e a indústria farmacêutica.

Sobre a Hepatite

A hepatite é uma inflamação do fígado. Esta inflamação pode desaparecer espontaneamente ou progredir para fibrose (cicatrizes), cirrose ou cancro do fígado. Os vírus da hepatite são a causa mais comum de hepatite no mundo. Pode, também, ser causada por substâncias tóxicas (por exemplo, álcool, certos medicamentos) e doenças autoimunes.

A hepatite viral consiste num grupo de doenças infeciosas que compreende as hepatites A, B, C, D e E.

Segundo a OMS, Juntas, as hepatites B e C são a causa mais comum de mortes, com 1,4 milhão de vidas perdidas a cada ano.

Para saber mais, consulte: